Madeira com grande investimento em formação, treino e simulação em catástrofe, disse Pedro Ramos em Lisboa

Pedro Ramos INEM
O secretário regional da Saúde participou na 1ª Conferência Internacional de Emergência Médica, realizada em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian. 

O Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, participou hoje, a convite do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), na 1ª Conferência Internacional de Emergência Médica, realizada em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Aos participantes, mais de 250, o secretário regional da Saúde relembrou a experiência da Madeira em matéria de catástrofes naturais e a resposta célere e eficaz das entidades locais e regionais aos eventos adversos. “Tudo isto só foi possível graças ao grande investimento feito ao nível da formação, treino e simulação em catástrofe na Região Autónoma da Madeira nos últimos anos”, sublinhou o governante.

Neste evento técnico científico, Pedro Ramos moderou o terceiro painel, dedicado ao tema: “Emergência Médica – Ameaças e Desafios”. Uma análise do contexto nacional e europeu, bem como as ameaças e os principais desafios na atualidade, com especial enfoque nas catástrofes naturais. Desta mesa de intervenções, moderada pelo governante regional, destaca-se a participação da diretora geral da saúde, Graça Freitas, da adjunta da autoridade nacional da proteção civil, Patrícia Gaspar, entre outros profissionais relacionados com a área da saúde, e da segurança.