Mês da Prevenção dos Maus Tratos contra Crianças apresentado hoje na CMF

O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos contra Crianças” foi hoje apresentado na Câmara Municipal do Funchal pela vereadora Madalena Nunes. Presentes estiveram também Carolina Pinho, em representação da presidente do Instituto de Segurança Social, e Patrícia Carvalho, presidente da Comissão de Protecção das Crianças e Jovens do Funchal.

Numa alocução proferida na ocasião, Madalena Nunes, sublinhou que o problema das crianças e jovens maltratados continua a existir. É uma situação “iuadmissível no século XXI”, declarou.

Todos, disse têm a obrigação moral e ética de zelar pelas pessoas que, sendo mais frágeis, não têm, muitas vezes, capacidade de se defenderem e fazerem valer os seus direitos. Daí que as câmaras municipais trabalhem também com todos os parceiros envolvidos neste trabalho, para prevenir abusos contra os mais jovens, fazendo valer a defesa dos direitos humanos.

O investimento social, emocional e financeiro junto das crianças e jovens ajuda a construir uma cidade e um território “mais justo, mais feliz e mais igualitário”. Daí que a CMF tenha abraçado o projecto das Cidades Amigas das Crianças, fazendo um investimento na educação e no desenvolvimento.

“Por isso começámos no ano passado a oferecer os manuais escolares às crianças que estão no primeiro ciclo. Este ano alargaremos essa medida ao segundo ciclo e, para o ano, ao terceiro ciclo”, referiu.

O investimento na educação ajuda as pessoas a sair de situações difíceis nas quais meramente sobrevivem, disse ainda Madalena Nunes, que focou também a criação, pela CMF, de um fundo de investimento social que neste momento vai já praticamente em dois milhões de euros, que apoia as fanmílias no que diz respeito à educação, à saúde, à habitação, à natalidade. A CMF apoia também diversas instituições financeiramente, de forma importante para a construção da cidade.

O financiamento ao associativismo, disse, vai também já quase em dois milhões de euros.

Madalena Nunes enalteceu ainda o trabalho da CPCJ do Funchal, que actua diariamente junto de crianças e jovens que estão a precisar dessa ajuda, actuando ainda de modo importante na prevenção.

De 11 a 30 de Abril, decorrerão múltiplas acções de sensibilização e exposições.