Escola da Lombada distinguida com galardão “eTwinning”

A Escola Básica com Pré-Escolar da Lombada foi distinguida com o novo galardão europeu eTwinning, informa aquele estabelecimento de ensino.

O Selo Escolar eTwinning foi introduzido em 2017 para reconhecer e recompensar o envolvimento, o empenho e a dedicação não apenas dos professores eTwinning individuais, mas também de equipas de professores e líderes escolares dentro da mesma escola. O processo de candidatura para o selo começou em dezembro de 2017 e fechou em março de 2018.

O conceito de reconhecimento do trabalho realizado no eTwinning existe desde o início, estando os Quality Labels à disposição dos professores para os seus projetos, tanto a nível nacional como europeu. No entanto, esses Selos são aplicados apenas ao trabalho de professores individuais em projetos. A fim de reconhecer o trabalho realizado ao nível da escola, foi agora disponibilizado um novo Selo para solicitar – o Selo da Escola eTwinning.

O princípio subjacente a este novo Selo é que o eTwinning quer reconhecer e avaliar o envolvimento, o empenho, a dedicação não só dos eTwinners dispersos, mas também de equipas de professores e líderes escolares dentro da mesma escola.

O conceito de alcançar o estatuto de uma escola eTwinning é o de uma jornada de desenvolvimento com componentes que podem ser avaliados objetivamente. Não é uma competição, mas sim uma progressão de um nível para o outro.

Há apenas um mês, em dezembro de 2017, foi lançado o Selo da Escola eTwinning com o objetivo de reconhecer e valorizar o envolvimento, o compromisso e a dedicação dos eTwinners, equipas de professores e líderes escolares dentro da mesma escola. Desde então, mais de 2600 escolas passaram da primeira fase!

A primeira fase foi o rastreio da candidatura preliminar para o Selo das escolas eTwinning, e os professores das escolas de sucesso receberam um email para candidatarem-se à fase 2 que decorreu até 19 de janeiro de 2018.

Numa primeira fase a verificação foi automática e numa segunda fase envolveu a conclusão por qualquer eTwinner na escola – do formulário de candidatura de auto-avaliação cumprindo os seis critérios seguintes:

  • Critérios A. A escola demonstrou dinamizar atividades que comprovaram a conscienlização dos professores / alunos sobre o uso responsável da Internet
  • Critérios B. A escola demonstrou que existe uma colaboração ativa entre um grupo de três ou mais professores nas atividades eTwinning.
  • Critérios C. A escola demonstrou que pelo menos dois grupos de alunos da escola estão envolvidos em projetos eTwinning.
  • Critérios D. A escola demonstrou que dois professores ativos eTwinning da escola participaram num ou mais eventos educativos eTwinning e a sua contribuição para o desenvolvimento estratégico da escola.
  • Critérios E. A escola mostrou publicamente o seu envolvimento no eTwinning. por exemplo. Ao exibir o logótipo eTwinning e / ou uma descrição das suas atividades eTwinning na rede escolar