Novo complexo habitacional dos Viveiros concluído no final do ano

Viveiros complexo habitacional B
Paulo Cafôfo visitou hoje as obras que decorrem para o novo complexo habitacional dos Viveiros, no âmbito do programa “Amianto Zero”.

O novo complexo habitacional dos Viveiros deverá estar concluído em dezembro deste ano, revelou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, hoje, durante uma visita aos trabalhos que ali estão a decorrer e que visam a renovação do espaço no âmbito do programa “Amianto Zero”, prevendo a erradicação de amianto em todos os bairros sociais camarários e resolvendo um problema de saúde pública.

O novo empreendimento conta com 28 fogos, de tipologia T1 e T2 e representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros, exclusivamente com fundos próprios da Autarquia, como refere Paulo Cafôfo.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, enfatiza, a par da ocasião, as 28 famílias que serão beneficiadas com o novo empreendimento, sendo “o caso das pessoas que vivem no Bairro da Penha de França, que agora terão a oportunidade de viver neste novo conjunto habitacional, com outras condições, pois as casas que aqui estamos a construir caracterizam-se pela qualidade da construção. Estamos a falar de apartamentos que têm desde isolamento acústico, térmico, vidros duplos, paredes duplas, painéis de energia solar, portanto, condições excelentes para os nossos munícipes e para a garantia da sua qualidade de vida”.

Cafôfo aponta prevê que “já no próximo ano os munícipes afetados possam estar a viver numa casa nova. Um processo que está a ser liderado pela empresa municipal SocioHabitaFunchal, não só na questão da obra, mas também na questão do apoio à transferência das pessoas que irão mudar de casa. Quando falamos de habitação social, não falamos só de paredes, mas essencialmente de pessoas, e no trabalho que está a ser desenvolvido pelos nossos técnicos para agilizar todo o processo de deslocação.”

Numa nota informativa sobre o assunto, o gabinete de comunicação da autarquia refrere que “o Bairro da Quinta da Penha de França, construído nos anos 70, representava um dos casos mais preocupantes de existência de amianto nas habitações, tanto nas paredes como na cobertura das casas, levando à decisão da CMF de proceder à sua demolição e ao realojamento das famílias afetadas, salvaguardando a qualidade de vida e a dignidade dos munícipes em termos de habitação e saúde”.

Paralelamente ao projeto em execução no Bairro dos Viveiros, Paulo Cafôfo destaca ainda que “o programa Amianto Zero está em várias frentes, sendo esta uma das frentes, a outra é o caso da Quinta Falcão. Temos previsto, no mês de junho do corrente ano, concluir esta primeira fase, de 8 fogos, contanto que no verão as pessoas possam ser começar a ser realojadas”.

Os vários projetos em execução liderados pela CMF, no âmbito do Pograma Amianto Zero, visam o realojamento total de 66 famílias na sua fase final, distribuídas pelos 38 fogos alocados na Bairro Quinta Falcão e 28 no Bairro dos Viveiros, elevando um investimento global de 5 milhões de euros do Município.