Museu Etnográfico da Madeira promove oficina de embutidos

O Museu Etnográfico da Madeira dá início, na próxima quinta-feira, dia 12 de Abril, a uma Oficina de Embutidos, para dar a conhecer, através da teoria e da prática, algumas das fases desta arte tradicional. A iniciativa dividir-se-á em dois módulos programáticos: “ A madeira como matéria-prima principal do embutido” e “ Métodos de embutir”.

A técnica de embutir, refere o Museu, é uma forma de revestir as madeiras mais comuns, enobrecendo-as. Baseados na utilização de pequenos fragmentos de madeira, os embutidos são constituídos, de uma forma geral, a partir da montagem e colagem de peças, numa base, sem a ajuda de pregos ou encaixes e com acabamento feito com o auxílio de lixas. Os embutidos madeirenses ganharam características específicas pela utilização das espécies da rica flora endémica da ilha, que sempre forneceu, aos artífices, os vários tons necessários à ornamentação das suas peças.

Esta é uma acção que decorrerá às quintas-feiras e sextas-feiras, entre as 14.30 e as 17.00 horas, nos dias 12 e 13, 19 e 20 e 26 e 27 de Abril, estando, para já, também programada para o mês de Maio, nos dias 3 e 4.

Esta actividade pedagógica visa a maior valorização e divulgação cultural desta tradição, pelo que a promoção da sua aprendizagem estará a cargo das monitoras Luz Ornelas e Susana Ornelas, sendo que as inscrições, gratuitas, poderão ser efectuadas através do correio electrónico museuetnografico@gmail.com ou através do telefone 291 952 598.

A exposição “Traços de Madeira”, inaugurada no passado dia 20 de Fevereiro, na sala de exposições temporárias do Museu, continua patente ao público até ao próximo dia 20 de Maio.