Daniel Sampaio lança novo livro na Madeira: “A internet pode ser um ponto de encontro entre as famílias”

 

Daniel Sampaio incide na importância dos pais definirem, desde cedo, regras de utilização da internet para evitar os conflitos. (foto in Facebook de DS).

Daniel Sampaio lança o seu novo livro na Madeira, no  dia 13 de abril, pelas 19h00, na FNAC (Madeira Shopping), dirigido “aos pais dos adolescentes do século XXI”.

“Do telemóvel para o mundo” é o título do novo trabalho deste Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que soma assim mais de duas dezenas de títulos publicados. Desta vez, há uma grande mudança. O novo livro não tem por base a consulta com adolescentes e famílias, mas uma conversa com jovens sem problemas.

Ao FN, Daniel Sampaio levanta um pouco o véu do seu trabalho que será divulgado nesta Região, na próxima sexta feira: “A internet pode ser um ponto de encontro entre as várias gerações da família e não um local de conflito”.

Funchal Notícias – Qual é a centralidade temática deste novo título?

Daniel Sampaio – O livro defende que a internet, decisiva para os adolescentes de hoje (sempre conectados), deve ser um ponto de encontro entre as várias gerações da família e não um local de conflito, como tantas vezes (infelizmente) acontece. Propõe que, desde muito cedo, os pais definam regras de utilização, de modo a que os mais novos vivam a maravilha de partirem do seu telemóvel para o mundo, com ponto de paragem nas suas famílias.

O novo livro de Daniel Sampaio.

FN- Este relato continua a ter por base a consulta com os adolescentes e famílias?

DS – Não. Essa é uma mudança importante. A base principal do livro é a conversa com jovens sem problemas, com quem contactei em escolas ou em conversas informais. Decisivo foi um longo debate que tive com quatro adolescentes a quem agradeço no final: discutimos tudo com grande abertura. Com eles percebi que a adolescência é, para os jovens normais (a grande maioria) uma época maravilhosa, plena de descobertas.

FN – A quem se dirige basicamente o seu trabalho?

DS – Está «dedicado aos pais dos adolescentes do século XXI», aqueles que vivem esta época tão diferente das anteriores.

FN – Em que medida as escolas poderão usufruir também deste trabalho?

DS – O tema da escola não é tratado neste livro. Haveria muito a dizer, porque a escola atual está ultrapassada e a sala de aula pouco difere da do século passado, mas deixo isso para outro momento. No entanto, o livro é muito informativo e pode ser útil aos professores, porque é elucidativo sobre o álcool, as drogas, a sexualidade juvenil e as redes sociais. Oxalá alguns professores o leiam!

FN – Quem falha neste afeto ao telemóvel?

DS – O telemóvel é hoje um prolongamento do nosso corpo. É uma riqueza que possuímos. Existem pessoas dependentes da net, que precisam de ajuda. Mas se as famílias autorregularem a sua utilização, o mundo abre-se à sua volta.

Imagem que regista o momento da jubilação de Daniel Sampaio, a 26.10.2016 (in Facebook de DS).