Comissão de Utentes critica estado da Saúde na RAM

A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde esteve hoje junto ao Centro de Saúde de Santo António, marcando o Dia Mundial da Saúde e seguindo o lema anunciado pelo secretário da Saúde, “Saúde para Todos”.

O porta-voz da Comissão de Utentes, Filipe Olim, considerou, criticamente, que “é um lema muito bonito e deveria ser, de facto, assim, mas infelizmente sabemos que a realidade está longe de ser esta”.

“Amanhã estarão vários Centros de Saúde da Região abertos para marcar o Dia Mundial da Saúde, entre palestras sobre “Saúde para todos: Uma prioridade”, entre palavras bonitas do Secretário que asseguram “que o objectivo é optimizar os cuidados de saúde primários, por forma a que estes atinjam uma taxa de cobertura de 100%”, mas sabemos que nem os 80% que pregam estão atingidos”, acusou Filipe Olim.

“Por exemplo neste Centro de Saúde que serve uma população de cerca de 23.400, 13.000 nem médico de família têm. Isto é comum em toda a Região”, fulminou.

Daí que a Comissão de Utentes venha, uma vez mais, mostrar a sua preocupação com o desinvestimento na área da Saúde. “A Saúde de qualidade e para todos é um direito nosso enquanto cidadãos. Para quando um investimento real nesta área?”, questiona.