Atividade física gratuita no Porto Moniz para toda a população

porto moniz idosos
O programa começou por abranger os idosos, mas desde dezembro chegou à população em geral, num horário pós laboral.

A Câmara do Porto Moniz já tinha um plano de ação para atividade física gratuita dos idosos, tendo para isso criado o gabinete responsável pela coordenação desse objetivo. Desde dezembro, as aulas foram alargadas à população em geral, em horário pós laboral. O professor responsável por ministrar as aulas considera a iniciativa “um sucesso”.

A vereadora e coordenadora do Gabinete de Apoio ao Idoso, Graciela Silva, considera que “um dos principais objetivos aquando a criação do referido Gabinete era aumentar a qualidade de vida e diminuir o isolamento social da população sénior. Para isso, foi implementado um plano de atividades físicas, composto por natação, dança e ginástica, ministrada por um jovem licenciado do concelho, o professor Hélder Rodrigues. Após um ano da sua implementação, estamos muito satisfeitos com os resultados”, refere.

O professor Helder Rodrigues classifica O Programa de Atividade Física “um grande sucesso”. Neste primeiro ano, lembra, “tivemos uma grande adesão. As pessoas gostam muito desta dinâmica e reconhecem os benefícios na sua saúde e qualidade de vida. O nosso principal objetivo é combater a solidão através da interação social e contribuir para uma melhoria contínua de qualidade de vida e bem-estar com exercícios adequados às respetivas idades.”

O programa Atividade Física desenvolvido “é considerado benéfico pelos alunos reconhecendo que ao longo do ano de atividade desenvolveram melhorias na realização das suas atividades do dia-a-dia, dado importante para a saúde e o bem-estar do idoso, desenvolvendo as suas qualidades motoras básicas, como a força, a flexibilidade e a agilidade, fundamentais ao aumento da sua mobilidade e consequentemente à melhoria da sua qualidade de vida”.