Projecto cultural e etnográfico “Brincos de Ponta” leva “Serrada da Velha” à Ponta do Sol

O projecto Brincos de Ponta – Práticas do Património Cultural Imaterial de Ponta Delgada continua a sua actividade em torno da promoção de três práticas exclusivas daquela freguesia, enquadradas no âmbito do sistema cultural madeirense, sendo estas a serrada da velha, o jogo da gangorra e o toque do pife. Desta feita, segue o périplo expositivo a exposição “Serrada da Velha: 20 Anos na Memória” que estará patente no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a partir do próximo dia 6 de Abril até ao dia 30 do mesmo mês.

Esta exposição documental composta por fotografia, texto e uma instalação áudio resulta do trabalho de recolha efectuado pela Associação Xarabanda na década de 90. Este material foi recolhido, editado e exposto no âmbito do projecto Brincos de Ponta em parceria com a associação ACANGA e com o apoio da Direcção Regional da Cultura, da Junta de Freguesia de Ponta Delgada e de diversos empresários de Ponta Delgada.

O projecto engloba uma outra exposição documental dedicada ao jogo da gangorra e ao toque do pife, que se encontra patente até 18 de Abril no Centro de Ciência Viva de Porto Moniz. Ambas as exposições já percorreram no último ano diversos espaços como a Galeria InfoArt, a Biblioteca Municipal do Funchal, o átrio da Universidade da Madeira, a Câmara Municipal de São Vicente, a Escola Secundária de São Vicente e a Sala de Leitura da Biblioteca Pública Regional da Madeira.

A entrada é livre para o público em geral.