Mais de mil animais vacinados em campanhas da Câmara do Funchal

vacinação animais CMF
Nas campanhas foram vacinados 1.168 animais.

A Câmara Municipal do Funchal concluiu, em março, a sua segunda campanha municipal gratuita de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica para cães com mais de três meses de idade, na sequência do sucesso da campanha inaugural, que teve lugar no Verão passado. Ambas as campanhas percorreram todas as freguesias do concelho e permitiram vacinar 1168 animais domésticos, sendo que cerca de 80% destes, em todos os casos em que isso ainda não se verificava, foram igualmente identificados com o chip e registados na respetiva junta de freguesia, o que é atualmente obrigatório por lei.

A autarquia dá conta que “estas campanhas não representaram quaisquer custos para os detentores de cães domésticos”, sendo que Idalina Perestrelo, vereadora com o pelouro da Causa Animal no Município, explica que “o objetivo foi dar a oportunidade a todos os munícipes de vacinar e identificar o seu cão ou cadela de forma gratuita, com o objetivo de assegurar a cobertura da profilaxia antirrábica dos animais domésticos e um maior controlo de existências destes animais no Funchal. Esta foi uma medida pioneira que desenvolvemos desde o ano passado, em colaboração com todas as Juntas de Freguesia do Funchal, naquilo que representou um grande passo em prol da causa animal e da saúde pública.”.

Para o ano de 2018, a CMF celebrou, para o efeito, um protocolo com a AMRAM, que vai assegurar a realização de esterilizações a 1.710 animais errantes, sendo 1.050 canídeos e 660 felídeos.