Museus da Madeira associam-se à Páscoa

Os serviços educativos dos Museus tutelados pelo Governo Regional apresentam, nesta Páscoa, um conjunto variado de iniciativas destinadas às crianças e jovens mas, também, às famílias.

Programas que, «valorizando a oferta turística e cultural da Região, promovem, simultaneamente, a progressiva abertura dos Museus à nossa população, indo ao encontro de uma procura em crescendo», conforme destaca a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Depois da Oficina de Expressão dedicada à família, realizada, com grande sucesso, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea, no passado sábado, as ações arrancam hoje, dia 27 de março e prolongam-se até à próxima quinta-feira, dia 29.

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) apresenta várias propostas, destacando-se a atividade “Coelhinhos à Solta!” para crianças entre os 4 e os 12 anos de idade, que consiste na realização de ateliês de artes-plásticas, baseados nos livros disponíveis na Sala Infantojuvenil, levando os participantes a conhecerem as obras e a criarem formas originais para a concretização do coelho da Páscoa.

Também programado para este período, “Coelhinho, o que trazes para mim?”, é nome do Ateliê a realizar no Museu Quinta das Cruzes, para participantes entre os 6 e os 10 anos de idades, acompanhados por adultos. Sensibilizar para a importância da representação zoomórfica e vegetalista na decoração de peças do século XVII, de cariz utilitário e religioso, assim como compreender a simbologia pagã da representação do animal (coelho) no contexto da festividade da Páscoa são os objetivos desta ação que, em período de férias letivas, pretende também aproximar as crianças ao museu, como espaço lúdico.

“Páscoa a compasso” é, finalmente, o tema escolhido pela Casa Museu Frederico de Freitas, para o ateliê de atividades lúdicas e no âmbito das expressões que exploram o tema da Páscoa, a partir do acervo do museu. Ação que decorre até quinta-feira, limitada a 16 participantes.