Associação Regional de Atividades Subaquáticas retoma atividades

Decorreu na passada sexta-feira, dia 9 de Março, a Assembleia Geral da ARASM, Associação Regional de Atividades Subaquáticas da Madeira, onde foi apresentada e elegida uma lista de órgãos sociais para o triénio 2018 – 2021.

A lista desta recente associação é encabeçada pelo conhecido mergulhador e fotografo subaquático Pedro Gomes como Presidente do Conselho Diretivo , sendo Pedro Monteiro o Vice-Presidente e Filipe Henriques, Luis Berimbau e Adelino Ferreira os Vogais.  A pasta do Conselho Fiscal pertence  a Filipe Sousa, como Presidente, Rafael Santos como Vice-Presidente e Nuno Camacho como vogal. Na Assembleia geral estão  Mafalda Freitas como presidente, Paula Menezes como Vice-Presidente e Francisco Albuquerque como Vogal.  

Nesta assembleia foi também apresentado um plano de atividades que serão desenvolvidas em conjunto pelos vários clubes envolvidos, nomeadamente, Clube Naval do Funchal, Clube Naval do Porto Santo, Iate Clube Santa Cruz e Clube Naval do Seixal.  Em termos de atividades, para além dos procedimentos normais como elaboração do Regulamento Interno desta associação, está previsto a criação de um conselho consultivo, bem como o lançamento de um roteiro de mergulho em naufrágios e um conjunto de eventos, nomeadamente: uma prova de natação de barbatanas ou em apneia, integrado no Torneio Nos Cidade do Funchal a realizar no dia 10 de Junho no Complexo Desportivo da Nazaré, um Encontro Regional de Mergulho Desportivo, Apneia e Caça Submarina, bem como trabalhos de fotografia com exposições diversas. Para o dia 20 de Maio está já agendada uma Limpeza de Fundo, sendo este o Dia Europeu do Mar onde todos os clubes envolvidos irão participar conjuntamente. Entre os projetos desta associação está também propor a criação de uma Reserva protegida na Costa Norte, nomeadamente no Seixal.

Sabemos que esta associação foi fundada pela associação regional de vela, remo e canoagem da madeira, quando era presidente Paulo Rosa Gomes e tinha como objetivo desenvolver este sector de atividade náutica, considerada como uma mais valia desportiva e económica para a região, proporcionando uma maior força da referida associação no panorama desportivo regional da época.

É de realçar que esta modalidade é praticada por quase um milhar de praticantes na madeira.