Escola Secundária de Santana ensina aprendendo

Foto DR.

No passado dia 16 de março os alunos da turma 1 do 10.º ano da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral abriram o laboratório aos alunos do pré-escolar e da EB1 de Santana, para a realização de experiências relacionadas com a identificação das biomoléculas nos alimentos e dissecação de órgãos de vaca.

Segundo uma nota de imprensa, o interesse demonstrado pelos alunos mais novos e o empenho e entusiasmo com que os alunos do ensino secundário explicaram e demonstraram as suas experiências, tornou esta atividade deveras enriquecedora no processo ensino aprendizagem para ambas as partes envolvidas.

Esta atividade decorreu durante a disciplina de Biologia e Geologia, no âmbito do projeto “Pinóquio com Ciência” apresentado pelas Escolas do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Santana ao concurso “Ciência na escola”.

A Escola Secundária de Santana é um dos parceiros e vai de encontro à estratégia “Ensino aprendendo” implementada pelo grupo de Biologia e Geologia no ano letivo transato, na qual os alunos de níveis de escolaridade mais avançados explicam aos mais novos os conteúdos com base na realização de atividades interessantes, permitindo uma maior consolidação dos conhecimentos por parte dos alunos que ensinam e uma maior atenção e motivação dos alunos que aprendem.