Madeira defende na ANAFRE o reforço de competências e o aumento do envelope financeiro para as Juntas

ANAFRE Madeira
A delegação da Madeira presente em reunião da ANAFRE.

Reforçar as competências e aumentar o envelope financeiro das Juntas de Freguesias nos acordos a realizar com os Municípios. Foi esta a tónica defendida, por unanimidade dos 60 conselheiros de todo o país que estiveram presentes na reunião do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias – ANAFRE – , que decorreu na manhã deste sábado em Portimão.

A delegação da Madeira foi chefiada pelo coordenador regional da ANAFRE, Celso Bettencourt. Foi o próprio a afirmar que podem contar com a delegação da Região Uma orientação que tem todo o apoio da Delegação da Madeira. “para a luta na defesa dos interesses das freguesias”.

Para além de Bettencourt que chefiou a delegação, a Madeira esteve representada neste encontro pelos conselheiros eleitos do PSD/Madeira Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Simplício Pestana membro da Assembleia de Freguesia de São Pedro e o membro do Conselho Diretivo de ANAFRE Rui Santos, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

Segundo uma nota à comunicação social, Celso Bettencourt refere ter falado na importância da formação, sublinhando que “nestes quatro anos vamos apostar muito na formação” garantiu, fazendo questão de lembrar que “apesar das juntas de freguesias assumirem as mesmas responsabilidades que as Câmaras Municipais, por vezes debatem-se com falta de informação e formação. Quando falamos de juntas mais pequenas, com poucos recursos financeiros e humanos, isso ainda é pior”, notou.

Pedro Gomes, por seu turno, voltou a reforçar a lei do Financiamento das Freguesias, defendendo que o “aumento do envelope financeiro das Juntas de Freguesias deve ser acompanhado obrigatoriamente pelo aumento das competências das mesmas”.