SESARAM apela à dádiva de Sangue

A JSD-M quer sensibilizar os jovens para a importância dos dadores de sangue.

O Serviço de Saúde da RAM, através do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, apela à dádiva benévola de sangue, sendo este um recurso vital para todos aqueles que dele necessitam.

O elevado número de consumos internos verificados nos últimos tempos, causaram uma diminuição significativa das reservas de sangue existentes no serviço.

Só nos últimos dois meses deste ano, foram concretizadas 823 dádivas e 940 transfusões de sangue no SESARAM. Atualmente a maior preocupação prende-se com a reposição de sangue no grupo sanguíneo 0RH-.

Com o aproximar do Dia Nacional do Dador de Sangue, assinalado no dia 27 de março de 2018, o SESARAM considera necessário reforçar o grupo de dadores de sangue e apelar à dádiva, anónima, voluntária e benévola de sangue.

A par das ações junto da comunidade, será dinamizado, a partir do dia 19 de março, uma campanha promocional para a dádiva de sangue junto dos profissionais do SESARAM, com o principal objetivo de angariar e fidelizar novos dadores de sangue, contribuindo assim para o processo de renovação  dos dadores na RAM.

A campanha “Dar Sangue é Dar Vida” visa, sobretudo, angariar e fidelizar novos dadores e dadores mais jovens, para além de pretender reforçar junto dos habituais dadores a importância das suas dádivas, no sentido de recuperar os níveis de sangue adequados em conformidade com as necessidades de consumo nas unidades de saúde.

Recorde-se que o Dia Nacional do Dador de Sangue é assinalado no sentido de reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos dadores benévolos de Sangue para o tratamento de doentes, evidenciando, desta forma, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.

Os cidadãos podem efetuar a sua dádiva de sangue de segunda a sábado, no período da manhã, no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no horário compreendido entre as 08h:30 e as 13h:00.

Para mais informações podem contatar o serviço de sangue e de Medicina Transfusional, através do número 291705752, ou do email dadoresmadeira@sesaram.pt

O SESARAM reconhece e reforça que os stocks disponíveis de sangue estão nos mínimos, pelo que paralelamente à dinamização de campanhas por parte do SESARAM, conta com a colaboração para a divulgação deste apelo à dádiva de sangue, reforçando junto da população em geral este dever, que é um dever de cidadania, extremamente vital para uma melhor garantia na prestação de cuidados.