Secretaria dos Equipamentos e Infraestruturas denuncia “miopia política” de Emanuel Câmara quanto ao Porto da Cruz

O gabinete do secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, emitiu hoje um comunicado de imprensa visando “esclarecer declarações efectuadas domingo, no Porto da Cruz, durante uma visita (?) do presidente do PS ao centro da freguesia”.

“O novo presidente do PS-Madeira, numa tentativa desesperada de tentar silenciar as críticas que vão surgindo no interior do seu partido e que aludem ao estranho apagão a que o partido vem sendo submetido após o congresso onde Emanuel Câmara foi empossado, resolveu dar um ar da sua graça neste domingo. E então resolveu falar de uma série de coisas. Mas, o resultado, como sempre que se fala de muitas coisas de que não se sabe, especialmente quando não há o cuidado de nos prepararmos devidamente, foi uma mão cheia de disparates e inverdades”, assegura-se no comunicado.

“O senhor presidente do PS resolveu dizer, com o ar muito circunspecto, como se estivesse a anunciar uma grande verdade, que este Governo Regional abandonou o Porto da Cruz, que ali não tem sido feita obra e que o Governo nada tem feito no âmbito da Lei de Meios ou tem sido pouco célere a fazê-lo. Ora, desde 2010 que várias obras já ali foram feitas, como os portocruzenses bem sabem.  Pois muitas dessas obras, para não dizer todas, foram realizadas na sequência dos estragos que ali ocorreram e cuja dimensão e dificuldades técnicas obrigaram a complexos projectos e a avultados investimentos, a não ser que não queira ver ou a visita terá sido demasiado breve. Não será de estranhar o primeiro cenário, pois como “bom” árbitro às vezes fazer vista grossa a determinados lances pode dar jeito”, critica a Secretaria dos Equipamentos e das Infraestruturas.

Este organismo governamental diz que a “miopia súbita” torna-se “ainda mais evidente ao não falar de uma obra que está a decorrer no Porto da Cruz, muito próximo do centro, nomeadamente na Ribeira do Juncal, que vai tornar muito mais segura aquela área, estabilizando a Estrada Regional e regularizando o canal fluvial. É obra difícil, de grande valor, mas que espelha bem a forma como o Governo Regional olha para o Porto da Cruz. Portanto, o que se estranha é que Emanuel Câmara tenha estado no Porto da Cruz e não tenha visto nada”.

Por outro lado, a Secretaria de Amílcar Gonçalves diz estranhar também que os socialistas não tenham visto ou avistado pelo menos a obra em curso na estrada regional que liga o Santo da Serra ao Porto da Cruz, onde estão a ser reconstruídas 14 passagens hidráulicas, “que vão tornar a circulação mais fácil e sobretudo muito mais segura, resolvendo também questões do foro hidráulico. Obras estas que vêm corrigir os efeitos dos temporais de Novembro de 2013, e que custarão quase quatro milhões de euros”.

“Aproveitamos o ensejo para informar a comitiva socialista que se tivesse perguntado ter-lhe-iam também dito que o Governo tem previsto para o Porto da Cruz obras de beneficiação na Escola Básica de 1º, 2º e 3º Ciclo e PE, onde será criada mais uma sala para trabalhos oficinais e efectuada uma merecida e profunda reabilitação geral, orçada em 150.000 € e que será lançada muito em breve”, refere a nota às Redacções.

“Já vem sendo hábito da parte de alguns responsáveis socialistas regionais este tipo de intervenção e de discurso sem fundamento, mas os fins não podem justificar os meios, pois os madeirenses dificilmente percebem este comportamento quase esquizofrénico de falar e de não dizer absolutamente nada ou entrar em contradição sistemática com a realidade”.