São João de Deus assinalado na Madeira

Sílvio Mendes

No dia 8 de março na capela da Casa de Saúde de São João de Deus, no sítio do Trapiche, freguesia de Santo António, irá ser celebrada a festa daquele santo português.

D. António Carrilho, Bispo do Funchal, presidirá à missa que terá início pelas 10h30.

Aquela instituição que presta cuidados a doentes do foro psiquiátrico é orientada pela Ordem Hospitaleira de São João de Deus, fundada pelo português João Cidade, nascido em Montemor-o-Novo por volta de 1495 e falecido em Granada em 1550.

João Cidade,que viria a ser conhecido como  João de Deus, saiu de Portugal para Espanha aos oito anos  tendo sido pastor em Oropesa, por duas vezes, e outras tantas soldado: a primeira vez na guerra de Carlos V contra Francisco I de França e a segunda em Viena contra os turcos.

Após algum tempo a trabalhar nas muralhas de Ceuta, em que socorreu uma família aristocrata ali exilada, foi livreiro ambulante no Sul de Espanha, fixando-se com essa profissão em Granada, cerca de 1537.

Cerca do ano de 1538 passou a ter uma vida cristã radical depois de ouvir um sermão de São João de Ávila. Iniciou, com muita emoção, comportamentos penitenciais que alguns interpretaram como loucura, levando-o a ser internado no Hospital Real de Granada, onde foi tratado com os métodos violentos daquela época.
Teve uma vida de dedicação aos doentes e desprotegidos sendo um dos grandes santos da vida da Igreja.

Em 27 de maio de 1886 São João de Deus foi proclamado, em conjunto com São Camilo de Lélis, patrono dos doentes e seus hospitais e, em 28 de agosto de 1930, igualmente com aquele santo, padroeiro dos enfermeiros e suas associações.

São João de Deus, que a Igreja evoca a 8 de março, foi beatificado em 1630 e canonizado em 1690.