CMF promove semana de actividades sobre a temática da Protecção Civil

O vereador João Pedro Vieira abriu esta manhã, na Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, em Santa Maria Maior, a Semana da Protecção Civil Municipal 2018, uma semana de actividades dedicada a públicos de diversas idades, que será promovida pela Câmara do Funchal até à próxima sexta-feira, dia 9 de Março, através do Serviço Municipal de Protecção Civil e do Departamento de Educação e Qualidade de Vida.

Durante a manhã, teve lugar um programa de atividades didáticas, tendo esta tarde sido reforçada a aposta no público infanto-juvenil neste dia de abertura, com uma demonstração das valências de uma ambulância do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina.

A Semana da Protecção Civil Municipal trabalhará de perto com diversas escolas do concelho, porque “sendo os jovens catalisadores de mudança e a escola um espaço de transmissão de saberes, este projecto visa, desde logo, sensibilizar os alunos para a importância de saber agir numa situação de emergência, promovendo o espírito de entreajuda, a confiança e a cidadania activa (…)”, referiu João Pedro Vieira.

Amanhã de manhã, segundo dia de actividades, o público-alvo passa a ser, por sua vez, os utentes do Centro Comunitário do Funchal, que vão assistir a uma Acção de Sensibilização em Socorrismo, ministrada na sala de formação do Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal. A parceria com o maior centro comunitário da autarquia prossegue ao longo da semana, com um curso de Primeiros Socorros Veterinários e, no dia 8 de Março, com uma visita de estudo dedicada especialmente às senhoras do CCF, e que será alusiva ao Dia da Mulher.

O vereador da Protecção Civil no Funchal destaca, acima de tudo, um programa pensado para miúdos e graúdos e “uma semana que será um exemplo daquilo que pretendemos para o nosso Município, nesta e em todas as áreas: capacitar os nossos cidadãos, de todas as idades, e promover a sua participação, incluindo na segurança da nossa cidade”, destacou João Pedro Vieira.

A Ludoteca do Parque de Santa Catarina será, por fim, o outro palco privilegiado da Semana de Protecção Civil do Funchal, com actividades didácticas todas as tardes da próxima semana, entre as 14h30 e as 16h. Entre estas, conta-se, amanhã, uma acção de sensibilização para o manuseamento de extintores entre os mais novos. Na próxima sexta-feira, dia 9 de Março, o último dia de actividades inclui uma visita de estudo ao Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal, para os alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Concluída a Semana da Protecção Civil, o Serviço Municipal vai ainda estar presente, no dia 15 de Março, na exposição promovida pelo Serviço Regional de Protecção Civil, com uma tenda de logística na Praça do Povo, e um programa de actividades próprias, refere um comunicado da Câmara.