MPT denuncia uso de herbicidas no concelho de Machico

O MPT-Madeira denunciou hoje a Câmara Municipal de Machico pelo “uso de herbicida muito nefasto à saúde pública, à flora endémica e protegida, assim como à fauna que aqui se desenvolve”. Diz o partido que este Município “usa e abusa deste herbicida para limpar caminhos e veredas”.

Para o MPT-Madeira é completamente inapropriado e desadequado o uso destes herbicidas, que, além de eliminarem as ervas daninhas e plantas invasoras acabam por matar todas as outras plantas e flores, destruindo também a fauna que existe nestes locais, afirnam.

Para o MPT trata-se de um atentado grave à saúde pública, “uma vez que há estudos e recomendações da União Europeia que identificam estes produtos como material químico capaz de provocar doenças cancerígenas”.

Numa Região onde a todo o custo se tenta promover o Turismo Ambiental, verifica-se que em Machico esse conceito é completamente desprezado, causando nos turistas que nos visitam e passam nestes locais uma contra informação que depois é transmitida além-fronteiras, sentencia o MPT.

O partido defende a contratação de mais cantoneiros e jardineiros, de modo a fazer face às respectivas limpezas das veredas, caminhos e jardins, “contribuindo assim para baixar o desemprego que é um dos flagelos no Concelho de Machico”.