Mar arranca muro do Cais da Ribeira Brava

Tempo Ribeira Brava 2
O mau tempo provocou estragos na Ribeira Brava.

Numa noite em que a Ribeira Brava viveu atenta aos mau tempo, obrigando a trabalhos dos operacionais da CMRB e dos Bombeiros daquela localidade, o mar arrancou parte do que resta do muro do Cais da Ribeira Brava,, valendo a atitude preventiva dos pescadores, em tirar atempadamente as suas embarcações, evitando assim danos nas mesmas.

Numa nota enviada à comunicação social, a autarquia refere a ocorrência de derrocadas no Calhau da Lapa e o módulo frontal do cais ali existente foi arrancado pela força das ondas da zona sudeste do concelho, que se estende à Fajã dos Padres. “Na frente mar da vila, não se verificaram problemas de maior, graças aos enrocamentos ali existentes que atenuaram o impacto das ondas”.

Durante a noite verificaram-se várias quebradas nas zonas dos Terreiros e Lugar da Serra (Campanário), bem como nos sítios do Espigão, da Furna, na Meia Légua e na Boa Morte (Ribeira Brava). No sítio da Ribeira da Tabua ocorreram deslizamentos de terras e quedas de árvores.

A mesma nota regista, ainda, “alguns estragos ao nível da sinalização viária, paragens de autocarro e em algumas escolas do concelho, bem com no pavilhão da Serra de Água cuja cobertura foi arrancada pelos ventos fortes. A autarquia tem ainda conhecimento de alguns terrenos agrícolas que sofreram danos, desde paredes caídas a cultivos destruídos”.

Os operacionais no terreno foram também chamados a dar resposta a várias quedas de árvores que danificaram cabos elétricos e obstruíram vias, algumas ainda com trânsito condicionado, nas zonas altas do concelho. Atualmente são mais de quarenta, os operacionais no terreno para dar resposta às consequências da intempérie.