São Gonçalo celebra protocolos com associações culturais da freguesia

O Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, esteve presente, ontem à noite, na Junta de Freguesia de São Gonçalo, onde foram assinados dois protocolos entre a respetiva Junta e associações de cariz cultural da freguesia.

O autarca acompanhou o Presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Paulo Bruno Ferreira, e os responsáveis das Associações ‘Nuvem Aquarela’ e ‘Associação Sociocultural da Fonte’, na celebração de protocolos considerados “de extrema relevância comunitária” e que vão vigorar durante o ano de 2018.

Segundo um comunicado, na ocasião, Miguel Silva Gouveia salientou que “a Câmara do Funchal vê com muito bons olhos este tipo de iniciativas, nomeadamente protocolos desenvolvidos entre as Juntas e as associações do concelho. É através da criação deste tipo de ecossistemas, devidamente aliados a iniciativas sociais, desportivas e culturais, que uma freguesia pode crescer como um todo. A CMF partilha desta visão de um desenvolvimento local integrado, e é por isso que apostamos no reforço de competências do poder local, que é aquele que se encontra mais próximo das pessoas, e que tem maior noção das necessidades imediatas a nível social, desportivo e cultural”.

O Vice-Presidente adiantou, ainda, que a Autarquia está neste momento em fase de delegação de competências e de assinatura de acordos de execução com todas as Juntas de Freguesia do Funchal e que estas verão reforçadas este ano a respetiva transferência de verbas municipais.

O Presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Bruno Ferreira, salientou, por sua vez, que estes protocolos com diversas associações da freguesia são “uma prática que temos estimulado ao longo dos últimos anos, desde que estamos em funções”, considerando essencial “fazer parcerias com quem trabalha no terreno, especialmente com quem faz trabalho comunitário nesta zona e com uma assinalável participação externa.”

A Associação Nuvem Aquarela, de cariz sociocultural, encarrega-se da criação, promoção e dinamização de atividades associadas ao teatro de fantoches e marionetas na freguesia, e passa agora a beneficiar da utilização do Espaço São Gonçalo para as suas atividades, tal como de um espaço para armazenar materiais, estando a Junta de Freguesia de São Gonçalo comprometida a divulgar as iniciativas organizadas pela associação.

A Associação da Fonte, que se encarrega da dinamização desportiva, cultural, e social, bem como de festejos do Pão-por-Deus, Natal e Santos Populares na freguesia , passa agora a beneficiar de uma verba anual para custear as despesas associadas ao desenvolvimento das suas atividades e organização de eventos, podendo contar, igualmente, com a divulgação das suas iniciativas pelos serviços da Junta de Freguesia.