Vereadores do PSD acusam gestão de Cafôfo de “falta de humildade” na alteração do PDM

Rubina Leal ZA Câmara do Funchal vai acatar as decisões do Governo sobre a alteração do Plano Diretor Municipal. Esta posição já mereceu reações dos vereadores do PSD:  “É o caso da tentativa desesperada de tentar passar a mensagem que até tinha a razão do seu lado na elaboração do PDM, mas que em nome do consenso resolveu ceder e acatar as recomendações do Governo Regional”.

Os vereadores “laranja” lembram que “em janeiro último uma notícia deu conta de que a construção do novo hospital estaria em causa devido à introdução de alterações no PDM camarário que iriam atrasar a sua construção. Tudo porque a Câmara remetia a construção do Hospital para a obrigatoriedade de um plano de urbanização, que como todos sabem, demora pelo menos dois anos a concretizar.”

Os vereadores do PSD lamentam que a Câmara Municipal em vez de aceitar o reparo e se predispor a alterar, para benefício de todos, reagiu logo dizendo que “era mentira”. Uma atitude que revelou “falta de humildade na elaboração do PDM e falta de cooperação com o Governo Regional”.

Por isso os vereadores questionam: “Se as condicionantes levantadas pelo PDM não colocavam em causa o Hospital, a ETAR e outros investimentos, alguns deles camarários, porquê alterar agora?”

“Afinal como se veio comprovar o PSD tinha razão. “Para nós o importante era que a Câmara acolhesse as recomendações positivas enviadas pelo Governo Regional para que o PDM fosse adequado para toda a população”, sublinhou Rubina Leal, continuando: “Agora vemos que a Câmara diz que acatou, vamos esperar para ver se acatou”.

Os Vereadores do PSD pedem ainda à Câmara, uma vez que anunciou que irá alterar o PDM, reconhecendo as recomendações positivas do Governo Regional, que elimine as alterações ao limite do perímetro urbano para 14% uma vez que prejudica permanentemente as populações das Zonas Altas, que não conseguirão legalizar as suas habitações.