Escola Padre Manuel Álvares realizou Jornadas de Geologia

As III Jornadas de Geologia da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares movimentaram aquele estabelecimento de ensino nos passados dias 16, 17 e 19 de Fevereiro.

O acontecimento foi organizado por aquele estabelecimento de ensino, em parceria com Sandro Vicente, docente da Universidade da Évora e antigo aluno desta escola. Surgiram com o objectivo de dinamizar o ensino e a aprendizagem das Geociências e divulgar as diferentes áreas de intervenção da Geologia à Comunidade Educativa.

No primeiro dia, as actividades consistiram em palestras destinadas aos alunos do ensino secundário da área de ciências e tecnologias e os temas foram variados. Houve intervenções de José Serrão, da Universidade de Évora, sobre”A “obesidade” sedimentar de uma barragem e o SIG”; de Noel Moreira e Miguel Maia, da mesma universidade, respectivamente, intituladas “Do ciclo das rochas à tectónica de placas do paleozóico” e “Recursos Minerais de Portugal”. Finalmente, Sandro Vicente falou sobre “Geologia da ilha da Madeira”.

Um grupo de alunos visitou ainda o Laboratório Regional de Engenharia Civil, numa visita orientada pelo director, Pimenta de França e pelo responsável da área de Geotecnia,  Fernando Vieira.

No segundo dia, toda a comunidade escolar pôde disfrutar de um passeio pelo Funchal através do “Percurso da Geodiversidade do Centro Histórico do Funchal”. Esta última actividade foi orientada por João Baptista (Investigador UI GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro e Representante da Progeo Portugal).

No último dia destas jornadas os alunos realizaram uma saída de campo para conhecer os Geossítios da Ribeira Brava e Ponta do Sol. Esta saída foi orientada por José Manuel Silva, técnico superior especialista da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

A organização realizou um balanço muito positivo da actividade e aproveitou para agradecer a colaboração dos oradores convidados na divulgação dos temas da Geologia a toda a comunidade escolar.