Cafôfo inaugurou hoje sede da Associação dos Carreiros do Monte

O edil funchalense Paulo Cafôfo, inaugurou hoje, no n.º 151 do Caminho do Monte, a primeira sede da Associação dos Carreiros do Monte. A Câmara refere que este era um compromisso assumido pelo actual Executivo e que levou a autarquia a ceder e a remodelar um espaço municipal para o efeito. O contrato de comodato entre a CMF e a Associação, representada pelo presidente Armando Vieira, e pelo vice-presidente, João Teixeira, foi assinado esta tarde, proporcionando finalmente aos Carreiros um espaço centralizado de apoio às suas actividades. Todo o Executivo Municipal marcou presença nesta ocasião.

A falta de uma infraestrutura de apoio a estes profissionais, nomeadamente um sítio em que pudessem tomar banho, fazer as suas refeições e descansar entre turnos, “era uma carência muito antiga e que os Carreiros tinham manifestado por diversas vezes ao longo dos anos, mas até hoje nenhuma entidade tinha conseguido viabilizar qualquer solução”, sublinhou o presidente da edilidade funchalense.

Paulo Cafôfo recordou, de seguida, que no âmbito das “Presidências Abertas” realizadas no último mandato, a autarquia reuniu-se com os carreiros quando a iniciativa decorreu na freguesia do Monte. “Fomos sérios no sentido de que pretendíamos resolver esta questão, que eles consideravam ser a maior de todas as suas necessidades. Os Carreiros do Monte são um cartaz turístico por excelência da cidade e, para este Executivo, não faria sentido apostar tão vincadamente numa Estratégia Municipal de Turismo e, depois, não fazer tudo o que estivesse ao nosso alcance para garantir as melhores condições de trabalho àqueles que são uma das suas imagens de marca. Este é, assim, mais um compromisso cumprido e mais uma prova de que o nosso trabalho de proximidade tem consequência”, disse.

Até agora, os Carreiros do Monte apenas dispunham de uma pequena despensa para o efeito, cedida pela Diocese, e onde estavam limitados a fazer uso de cacifos bastante antigos. Na nova sede passam a estar os balneários, bem como um espaço de copa e uma sala de convívio, “respondendo, desta forma, à reivindicação histórica destes profissionais, que de há muitos anos a esta parte se queixavam de falta de condições de suporte ao seu trabalho quotidiano”, reza nota da Câmara Municipal do Funchal.

O novo espaço situa-se no edifício onde funcionaram até aqui as casas-de-banho públicas da freguesia, junto ao local onde começam as descidas de carros de cesto. As instalações públicas sanitárias mantêm-se, neste caso, no primeiro piso, sendo adaptadas de modo a permanecerem abertas à população, ao passo que o segundo andar passa a estar inteiramente ao serviço dos Carreiros, tendo, inclusive, duas entradas próprias.