Guida e Joana Vieira explicam porque não apoiam Roberto Almada

Foto facebook.

O impensável há uns anos agora é realidade. Nas eleições para a coordenação regional do BE-Madeira, a 4 de março, há duas listas concorrentes, a de Paulino Ascenção e a de Roberto Almada.

Há também uma nova realidade, a histórica militantes da então UDP e agora do BE, Guida Vieira afasta-se do atual líder, Roberto Almada… e é acompanhada pela filha Joana Vieira.

Depois de anunciada a recandidatura de Roberto Almada, Joana Vieira partilhou o seguinte com os amigos, no facebook:

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Outrora apunhalando-se uns aos outros, agora unidos, em torno do poder. Outrora apelidando outros/as de velhos/as sem o serem, agora aliando-se a ainda mais velhos/as. Outrora prejudicando, pela calada, pessoas apenas por serem da mesma família, agora utilizando o nome de quem já morreu para obter vantagens. A verdade é que, quem morreu foi posto na prateleira de forma cobarde. Falar de quem partiu, recorrendo à mentira, é feio e ignóbil. Só que (chatice!) há quem conheça toda a verdade, porque esteve sempre lá. Outrora havia espaço para o debate, agora afasta-se quem pensa pela própria cabeça, só porque não é “yes man/woman”. Outrora valorizava-se o trabalho junto do povo, agora faz-se o mínimo dos mínimos, sem esquecer de “posar para a fotografia” sempre que for conveniente. Outrora utilizar a tal família, as vivas e o morto, para conseguir “tachos” (já que sozinho manter o tacho não foi capaz, porque o povo assim não o quis), agora permitir que essas pessoas sejam enxovalhadas e maltratadas no seu meio, porque já não precisa delas. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Do mal ficam as mágoas na lembrança, e do bem, se algum houve, as saudades. Já dizia Camões. Saudades do tempo em que as causas valiam mais do que as ambições e os egocentrismos, de que fazer a diferença na vida de uma pessoa já significava ganhar o dia. Saudades do tempo da luta pela liberdade, sem trapaça e falsidade, com coluna vertical e hombridade. Acordem, acordem, antes que seja tarde.”

Também Guida Vieira partilhou o seguinte desabafo:

“Há imagens que valem por mil palavras.Vi-as há pouco e só sei que não vou por aí.Gente que maltrata e não fala com quem não pensa como elas.Gente que não deixa falar os outros.Gente que fala nas costas.Gente vazia sem ideias e que deixa andar enquanto lhe dá jeito, etc, etc…Não fui feita para isto. Definitivamente não apoio esta gente.Ainda bem que terei hipótese de dizer NÃO a esta mescla morna e viscosa que até menores arregimenta para conseguir os seus fins.Mas tenho muita pena.As minhas ilusões foram enterradas no dia 11 de Junho de 2017 e hoje confirmaram-se.”