Bruno Moniz e Daniela Sousa Campeões Regionais de Corta-Mato

Fotos: Pedro Medeiros

Decorreu ontem o Campeonato Regional de Corta-Mato, que teve como palco a zona circundante à Capela da Nossa Senhora da Piedade, junto à Quinta do Lorde.

Segundo uma nota de imprensa da Associação de Atletismo da Madeira, esta organização da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira consagrou os campeões regionais de Corta-Mato nas categorias Séniores, Sub-23 e Juniores em ambos os sexos, assim como os títulos colectivos.

247 atletas marcaram presença na linha de partida das 5 séries realizadas, 4 para atletas masculinos, com 7000 metros de distância (7 voltas ao percurso de 10000 metros), e 1 série para as atletas femininas, com um total de 5000 metros de distância.

Nas senhoras e na classificação absoluta, Daniela Sousa, atleta do Grupo Desportivo do Estreito, não deu hipóteses à concorrência, consagrando-se Campeã Regional de Corta-Mato com um tempo de 19 minutos e 38 segundos para concluir as 5 voltas ao percurso desenhado no Caniçal. Segunda posição para a sua colega de equipa, Luísa Freitas, que efetuou o tempo de 20 minutos e 13 segundos. Fechou o pódio feminino Camila João, a atleta da ACD Jardim da Serra concluiu o percurso em 21 minutos e 19 segundos.

Nas Juniores femininas participaram 2 atletas, com a atleta do Grupo Desportivo do Estreito, Mariana Andrade, a ser a mais rápida com 22 minutos e 31 segundos. Segunda posição para Rute Soares, a atleta do Clube Escola do Estreito fechou a classificação das juniores com 25 minutos e 52 segundos.

Nas Sub-23 femininas tivemos 2 participantes, mas apenas Vanessa Andrade, atleta da ADRAP, é filiada na AARAM, pelo que apesar de ter sido segunda classificada (a prova de Sub-23 foi ganha por Ana Monteiro do União Atlético Povoense), foi a vencedora do escalão com o tempo de 23 minutos e 56 segundos.

Na classificação colectiva feminina vitória para o Clube de Atletismo do Funchal com 40 pontos, segunda posição para o Grupo Desportivo das Corticeiras com 100 pontos, fechando o pódio colectivo feminino a equipa do Clube Desportivo do Infante, com 106 pontos.

Alberto Paulo vence nos homens, Bruno Moniz Campeão Regional.

Daniela Sousa.

Na corrida masculina, o cabeça de cartaz seria Alberto Paulo. O atleta apesar de ser Madeirense, está filiado pelo Sporting Clube de Portugal, pelo que não contou para a classificação dos Campeonatos Regionais. O atleta que à pouco tempo de sagrou Campeão Europeu de Corta-Mato por equipas mostrou o seu valor e acabou por vencer a corrida masculina com 22 minutos e 21 segundos.
Na segunda posição da geral mas sagrando-se Campeão Regional de Corta-Mato ficou Bruno Moniz, o atleta da ADRAP atacou na parte final e garantiu a vitória no Campeonato Regional, efetuando os 7000 metros do percurso em 22 minutos e 43 segundos. O Vice-Campeonato foi também para a ADRAP, para Paulo Macedo, que seguiu quase toda a prova com o seu colega, que viu escapar na meia volta final, mas assegurando a sua posição no pódio com 22 minutos e 55 segundos.
Fechou o pódio dos Campeonatos Regionais Manuel Fernandes, atleta do Grupo Desportivo do Estreito, que finalizou as 7 voltas ao percurso em 23 minutos e 31 segundos.

Nos Sub-23 Masculinos competiram 2 atletas, o mais rápido seria Leandro Abreu, da ACD Jardim da Serra, efetuado o percurso em 26 minutos e 6 segundos. Fechou o escalão Paulo Gonçalves, o atleta da ADRAP gastou 26 minutos e 43 segundos para efetuar os 7000 metros da competição.

Nos Juniores Masculinos Rúben Caldeira foi o mais rápido, o atleta da ADRAP venceu com 29 minutos e 4 segundos. Na segunda posição dos Juniores ficou Pedro Teles, atleta do Clube Desportivo Escola de Santana, que finalizou com 29 minutos e 24 segundos. Fechou o pódio o atleta do Ludens Clube de Machico, Tiago Abreu, com 30 minutos e 5 segundos.

Na classificação colectiva masculina, vitória para a ADRAP com 28 pontos, seguida do Clube de Atletismo do Funchal com 37 pontos, fechando o pódio colectivo masculino a VIP-RC, com 60 pontos.

No próximo dia 25 de Fevereiro, Domingo, vai decorrer a Estafeta Câmara de Lobos – Funchal, prova pontuável para o Circuito Madeira a Correr – Colectivo. As equipas são compostas por 5 elementos e as inscrições estão abertas até ao dia 22 de Fevereiro, na AARAM.