Finalistas do 9.º ano da Escola de São Jorge realizaram viagem a Roma

Fotos DR.

Os alunos finalistas do 9º ano da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de  São Jorge Cardeal D. Teodósio de Gouveia realizaram uma viagem a Roma, Itália, durante a interrupção letiva de Carnaval,  tendo sido acompanhados pelo professores Dinis Mendonça e Mariana Teixeira.

Esta foi uma oportunidade dos alunos aprofundarem os seus conhecimentos históricos sobre o Império Romano, podendo contactar de perto com marcas e monumentos que perduraram por mais de dois mil anos e que foram referenciais de toda a civilização ocidental, como sejam o Fórum Romano, o Panteão, o Coliseu  ou o Circo Máximo.

A viagem incluiu uma visita ao Vaticano, à Basílica de São Pedro assim como assistir à mensagem e bênção que o Papa Francisco costuma fazer todos os domingos a partir da janela dos seus aposentos e que foi acompanhada por todos a partir da Praça de São Pedro.

Entres as zonas mais apreciadas na visita contam-se naturalmente a entrada no Coliseu, o passeio junto à Fonte de Trevi, mais conhecida pela fonte dos desejos, a passagem pela Scalinata di Spagna, pela Praça Navona, pela Basílica de São João Latrão, pela Ilha Tiberina e pelo Transtevere.

De passagem por Lisboa, os alunos tiveram oportunidade de realizar uma interessante visita guiada ao Padrão dos Descobrimentos onde se puderam inteirar de todas figuras e simbologia daquele monumento histórico que ficou como símbolo da Grande Exposição do Mundo Português que decorreu em 1940.

Em Lisboa, os alunos tiveram ainda oportunidade de ver de perto o Mosteiro dos Jerónimos e o edifício da Presidência de República e de provar os tradicionais pasteis de Belém.

Os custos da viagem foram suportados pelos Encarregados de Educação e contaram com o apoio da Junta de Freguesia de São Jorge e com o apoio logístico de transportes da Associação Santana Cidade Solidária, a quem a escola agradece.

A reportagem fotográfica da viagem pode ser consultada nos seguintes links:

Viagem a Lisboa : https://photos.app.goo.gl/lU6nMKehu5sUfj9V2

Viagem a Roma: https://photos.app.goo.gl/yi2TTlv9XxWi1iqC3