Escola Superior de Saúde da UMa organiza o Simpósio Cidadania e Saúde

A Escola Superior de Saúde da Universidade Madeira (ESS-UMa) volta a organizar o Simpósio Cidadania e Saúde.

Esta 3.ª edição do Simpósio decorrerá no dia 24 de Fevereiro, das 09h15 às 12h00, na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus da Penteada.

A sessão de abertura, às 09h30, será presidida pelo Reitor da UMa, José Carmo. Confirmados nesta sessão, estão também a vice-oresidente da ESS-UMa, Clementina Morna; a Directora do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) da ESS-UMa, Isabel Fragoeiro; o Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, Capitão José António Oliveira Dias; e a estudante representante do CLE 2014-2018, Lisandra Jesus.

Pelas 09h45, serão entregues os Certificados de Operador de Desfibrilhação Automática Externa. A partir das 10h, as estudantes do 4º ano do CLE, Lisandra Jesus e Joana Marques, irão apresentar os resultados do Projecto: PEVs e LS – UMa Intervenção – Lajes-ICMª, os quais serão posteriormente comentados pelo nutricionista Bruno Sousa, por Mário Santos, da Educação Física e Desporto; por Gonçalo Aguiar, oresidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria; pela enfermeira Marta Ferreira, do Centro de Saúde do Bom Jesus, e pela irmã Teresa Pinho, directora do Departamento da Pastoral do Ensino Superior na Madeira. A moderação estará a cargo de Ana Isabel Portugal, Coordenadora do Projeto UMa Intervenção.

O Simpósio visa promover uma dinâmica contínua de desenvolvimento, de produção de conhecimento e de partilha de informação local sobre indicadores de saúde que justifiquem a implementação de intervenções comunitárias, contribuindo significativamente para a obtenção de ganhos em saúde e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, refere um comunicado.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, através do site https://goo.gl/vmXMj2, do email secretariado.ess@mail.uma.pt ou no próprio dia e local do evento. São destinatários desta iniciativa os profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e serviço social, bem como o público em geral.