SESARAM esclarece: é normal estar 15 a 20 doentes no corredor da urgência à espera de vaga de internamento

Imagem do corredor da urgência hospitalar desta tarde, feita chegar ao FN por profissionais de saúde indignados com a situação.

 

O SESARAM considera que a situação que se vive hoje nos corredores do serviço de urgência do Hospital Dr Nélio Mendonça é normal. Esta tarde, o FN divulgou que duas dezenas de doentes, novos e idosos, dormem nos corredores do serviço de urgência – conforme fotos colhidas esta tarde –  à espera de cama nas enfermarias para o respetivo internamento.

Após a ter solicitado, eis que a resposta do SESARAM ao FN chega, pela voz da coordenadora do gabinete de comunicação, Maria do Carmo Silva, que o FN reproduz, na íntegra.
“A média diária de afluência de utentes ao Serviço de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça é de 350 utentes. Na sua maioria são utentes com idades iguais ou superiores a 65 anos de idade. Muitos destes estão acamados, e necessitam de cuidados de saúde diferenciados. A procura regular por parte destes utentes, em virtude da sua situação clínica, faz com que diariamente se encontram um número que oscila entre os 15 a 20 utentes a aguardar internamento.
Em nenhum momento existe “desordem hospitalar”, existe sim é preocupação em prestar todos os cuidados de saúde imprescindíveis a cada situação clínica de cada utente. Existe sim uma equipa de profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, e assistentes operacionais) a trabalhar em prol do utente, e garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade e segurança.
Apelamos  aos órgãos de comunicação social da RAM, para que no exercício do direito da informação sejam salvaguardados os direitos do utente, nomeadamente a reserva da identidade pessoal, a imagem e a reserva da intimidade da vida privada e familiar.”