PSD Santa Cruz acusa Câmara de usurpar esforços social-democratas para melhores instalações para tribunais e esquadras da PSP

O PSD Santa Cruz, num comunicado assinado pelo presidente da concelhia deste partido, Joaquim Marujo, disse  estranhar o comunicado da Câmara Municipal de Santa Cruz (CMSC), no seguimento da iniciativa conjunta desta segunda-feira com a deputada à Assembleia da República Sara Madruga da Costa.

O referido comunicado, dizem os social-democratas, revela algum nervosismo e muito incómodo tendo em conta que o PSD há muito defende novas instalações para a esquadra da PSP de Santa Cruz e o regresso do Arquivo ao edifício do Tribunal para o bom funcionamento da justiça.

“A nossa posição revela que o PSD tem defendido os interesses da população da Madeira e do Porto Santo, também, no que refere às matérias da Justiça e da Administração Interna, que são da competência da República.
Desde o início da presente legislatura os deputados do PSD na Assembleia da República têm reivindicado melhores condições para os tribunais e para as esquadras de toda a Região e Santa Cruz não foge à regra”, afirmam.

O PSD diz ser de mau tom “fingir, como faz a CMSC, que o PSD nada tem feito nestas matérias e tentar colher os frutos do trabalho dos outros partidos com representação parlamentar na Assembleia da República, representação parlamentar na República que o JPP não tem. A CMSC tenta, a todo o custo, demonstrar serviço feito, referindo no comunicado ter “assinado um protocolo com o Governo Central que garante o início das obras para a nova esquadra da PSP de Santa Cruz ainda este ano”. Ora, ainda na manhã do dia 14-02-2018 a deputada do PSD Sara Madruga da Costa questionou a ministra da Justiça sobre o ponto de situação do arquivo do Tribunal e da esquadra da PSP de Santa Cruz, tendo sido informada de que não existe, até à data, qualquer protocolo entre o Ministério da Justiça e o Município de Santa Cruz.

A Ministra afirmou que “para que o Arquivo regresse ao Tribunal, a esquadra da PSP e a junta de freguesia de Santa Cruz têm de mudar de instalações e sair do edifício do tribunal”.
O PSD/Santa Cruz estranha que no mesmo comunicado a CMSC “tente desviar as atenções deste problema, chamando à discussão assuntos que nada tiveram a ver com a iniciativa”.

Por isso, acusa, esta “tentativa de desviar atenções significa que a questão do novo local para a Esquadra de Santa Cruz, não está resolvida, nem protocolada, como se veio a verificar na audição ontem efectuada à Ministra da Justiça”.