Procissão das Cinzas na Paróquia de Santa Cecília/Câmara de Lobos

Sílvio Mendes

A paróquia de Santa Cecília, na freguesia de Câmara de Lobos, assinalou o início da Quaresma com a realização da Procissão das Cinzas que decorreu na quarta-feira, 14 de fevereiro com saída do Convento de São Bernardino e chegada à igreja paroquial onde foi celebrada a Eucaristia. As cerimónias foram presididas pelo Padre Francisco Caldeira, pároco da paróquia de Santa Cecília.

Esta procisão característica dos frades Franciscanos teria sido instituída em Câmara de Lobos antes da extinção do convento de São Bernardino, ou seja antes de 1834. É provável que 1925 tenha sido o ano em que, após um longo interregno e coincidindo com as obras de restauro do ex-convento de São Bernardino, o padre João Joaquim de Carvalho reactivou a Procissão das Cinzas.

Entre 1977 e 2001 a realização desta procissão não se terá realizado, sendo a tradição retomada em 2002.
Nove imagens de oito santos são levados no seu andor, (duas de S. Francisco), e acompanhados pelos seus devotos.
As referidas imagens têm sido guardadas por devotos nas suas residências desde a época em que o Convento de São Bernardino entrou em ruínas.
Todos os santos cujas imagens são veneradas nesta Procissão das Cinzas, pertenceram à Ordem Franciscana.
As famílias que os guardam nas suas casas também são os que os transportam aos ombros, acompanhados dos seus devotos.
Na procissão integram-se duas imagens de São Francisco de Assis e imagens de Santa Margarida de Cortona, São Roque, Santa Rosa Viterbo, São Benedito. São Ivo, Santa Isabel de Portugal e São Salvador.

Muitas pessoas, a maioria de Câmara de Lobos, entre elas elementos dos diversos grupos paroquiais, crianças e um grande número de acólitos daquela comunidade paroquial participou naquelas celebrações.
A procissão foi acompanhada pela Banda «Os Infantes» e presenciada por elevado número de pessoas.