CMF promove nova campanha de vacinação e identificação electrónica para cães

A Câmara Municipal do Funchal deliberou ontem, em reunião de Câmara, a realização de uma segunda campanha municipal gratuita de vacinação antirrábica e de identificação electrónica para cães com mais de três meses de idade, na sequência do sucesso da campanha inaugural no ano passado.

Com início em pleno Verão, a primeira campanha percorreu todas as freguesias do concelho, o que voltará a acontecer, e permitiu vacinar cerca de 700 animais. Esta não apresenta quaisquer custos para os detentores de cães domésticos e engloba a vacinação, a colocação do chip e o registo dos respectivos animais. A campanha deste ano começa no próximo dia 17 de Fevereiro em Santa Luzia e São Roque.

Idalina Perestrelo, vereadora com o pelouro da Causa Animal no Município, explica que “o objectivo é dar, uma vez mais, a oportunidade a todos os munícipes de vacinar e identificar o seu cão ou cadela de forma gratuita, com o objectivo de assegurar a cobertura da profilaxia antirrábica dos animais domésticos e um maior controlo de existências destes animais no Funchal. Esta foi uma medida pioneira que desenvolvemos no ano passado, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho, e representou um grande passo em prol da causa animal e da saúde pública.”

A autarca acrescenta que “nunca nada do género havia sido feito no Funchal, no sentido de ajudar os portadores de canídeos a garantir os direitos dos seus animais. Feito o balanço, e perante a receptividade das pessoas, não tivemos dúvidas de que fazia todo o sentido colocar uma segunda campanha na rua e vamos promover devidamente o calendário agendado em articulação com as Juntas de Freguesia, no sentido de chegar ao maior número de pessoas possível, porque muitas vezes a maior condicionante é o desconhecimento das datas e dos lugares.”

A campanha de profilaxia 2018 decorre entre os dias 17 de Fevereiro e 10 de Março, sendo que é preciso ser residente na freguesia para beneficiar da mesma. A CMF recomenda, por isso, a todos os munícipes que procedam desde já a uma pré-inscrição na respetiva Junta de Freguesia.