Acesso da população à Fonte da Areia, defendem Governo e Câmara do Porto Santo

dav
O secretário Amílcar Gonçalves visitou a Fonte da Areia com o objetivo de melhorar os acessos e dar segurança à zona.

A Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas e a Câmara Municipal do Porto Santo vão colaborar numa solução para devolver o acesso à Fonte da Areia à população. Amílcar Gonçalves e Idalino Vasconcelos estiveram reunidos na passada quinta-feira e depois visitaram o lugar onde a autarquia pretende implementar um geossítio.

A reunião ocorreu nos Paços do Concelho e contou com as presenças do diretor regional para a Administração Pública do Porto Santo, Jocelino Velosa, e da presidente da Assembleia Municipal local.

Na Fonte da Areia, as atenções centraram-se no acesso ao local e ainda em pequenas obras de contenção de taludes e de melhoria do equipamento urbano.

Idalino Vasconcelos considera que é fundamental devolver aquele sítio à população local e também aos visitantes. Há cerca de dez anos que o seu acesso está interdito por risco de queda de pedras.

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, disponibilizou-se para colaborar com a Câmara Municipal do Porto Santo numa solução que permita reabrir o troço à população e, de novo, potenciar aquele local como fator de atração económica e turística.

A Fonte da Areia é apontada como o ex-libris da costa norte do Porto Santo, dos mais visitados e com grande interesse turístico, geológico e económico.

Governantes e autarcas visitaram ainda o espaço onde funcionou, durante muitos anos, a lota do Porto Santo, entretanto desativada. É um espaço que apresenta alguns problemas estruturais. O objetivo principal é encontrar a melhor solução para devolver a segurança à população e às casas da lancha que ali se encontram.

Neste momento, a prioridade é proteger a muralha, mas, de futuro, deverá ser estudada uma outra solução para o local e que permita a sua requalificação, conforme enalteceu Idalino Vasconcelos