Serviço de Urologia do SESARAM promoveu debate nesta especialidade

O Serviço de Urologia do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. (SESARAM) promoveu no dia 2 de Fevereiro, no auditório do Hotel Pestana Promenade, no Funchal, o “III Encontro com a Urologia”, destinado aos médicos de Medicina Geral e Familiar do SESARAM.

Com a moderação do director do Serviço de Urologia, Ferdinando Pereira, e do médico urologista, Manuel Serrão, do SESARAM, o programa reuniu vários médicos urologistas que abordaram vários assuntos da sua área profissional. As comunicações intitularam-se “LUTS/HBP”, apresentada pelos médicos Artur Real e Jorge Lima Fernandes; “Cancro da Próstata”, pelo médico Alexandre Gromicho; e “Caso Clínico”, apresentado pelo médico Duarte Saunders
– “Protocolos de Avaliação Clínica”.

Numa sala completamente lotada, esta iniciativa juntou cerca de 80 participantes, médicos de Medicina Geral e Familiar e profissionais do Serviço de Urologia do SESARAM.
Neste encontro foi realçadoa a importância do papel do médico de família na detecção precoce do cancro da próstata e de outras doenças relacionadas com a área de urologia, bem como os critérios de referenciação para especialidade de urologia, refere uma nota de imprensa.

Neste evento técnico-científico marcaram, também, presença o presidente do Conselho Directivo do IASAÚDE, Herberto Jesus, a presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Maria Tomásia Alves, a directora clínica, Regina Rodrigues, a coordenadora do ACES, Perpétua Ramos, e a responsável pelo internato médico na Medicina Geral e Familiar, Dolores Quintal.

A cerimónia de encerramento foi presidida pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.