CMF vai buscar novo empréstimo de 19 milhões à banca, para surpresa do PSD

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal do Funchal mostraram-se hoje surpreendidos com um novo empréstimo que a edilidade funchalense vai contrair na banca, no valor de 19 milhões de euros.

Um dia depois da Assembleia Municipal ter aprovado o Orçamento, que incluiu um empréstimo bancário de três milhões de euros, o executivo municipal levou à reunião de Câmara uma proposta para ir de novo à banca, diz o PSD.

“Trata-se de um novo financiamento no valor de cerca de 19 milhões de euros, que corresponde a 40% da dívida da autarquia e que terá certamente impacto no orçamento”, declarou o vereador social-democrata Jorge Vale Fernandes, considerando que este acto demonstra não só um desrespeito para com a Assembleia Municipal, como também uma dualidade de critérios por parte do executivo da Câmara do Funchal.

“Acaba por ser um desrespeito para com a Assembleia Municipal, passarmos um dia inteiro, como o de ontem, a discutir em detalhe todas as opções inscritas no orçamento – receitas e despesas – para no dia seguinte temos uma alteração desta magnitude”, queixou-se.

Jorge Vale Fernandes diz ter notado uma mudança de postura da CMF face ao endividamento. “A dívida era um monstro, era algo que tinha que ser evitado a todo o custo. Mas de repente temos um financiamento de 3 milhões, e agora outro financiamento de 19 milhões”, referiu, dizendo que a dualidade é extensível a outras áreas, nomeadamente no que respeita às propinas.