Semana da Filosofia na Jaime Moniz com a deputada Joana Mortágua e outros eventos

A deputada na Assembleia da República, Joana Mortágua, fará uma intervenção na abertura da Semana da Filosofia.

Integrada no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, (2018) o Grupo de Professores de Filosofia da Escola Secundária Jaime Moniz, leva a efeito, de 5 a 9 de Fevereiro, a Semana da Filosofia, naquela que é a sua sexta edição.

Uma das convidadas deste evento é a deputada Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, que será a oradora da sessão de abertura desta Semana na ESJM, com uma palestra, pelas 09h45, sobre “Identidade e Progresso – A Europa em reconstrução”.

Segundo uma nota informativa remetida à comunicação social, pela delegada de Filosofia, Teresa Sousa, o tema escolhido foi “Filosofia-Herança e Compromisso”, pretendendo assim destacar a importância da identidade cultural da Europa, atualmente ameaçada por diversas vicissitudes e, por outro lado, reafirmar o compromisso com as gerações futuras, no sentido de manter e aprofundar os laços que nos ligam à nossa origem.

As atividades foram pensadas, principalmente em função dos alunos, levando-os a participar ativamente na Semana. Do programa, é de sublinhar a atividade “Conferência de Abertura”, bem como uma sessão de Filosofia para crianças, com um grupo de alunos do Ensino Básico/1.º ciclo.

Está também previsto um debate com alunos, no formato Prós e Contras, sobre a questão da Eutanásia, moderado pelo jornalista da RTP/Madeira, Cesário Camacho.

Para além destas atividades, haverá também um ciclo de cinema, a apresentação de um livro de Filosofia e o lançamento da revista (on line) de Filosofia da Escola. Os professores contam ainda com a participação do Centro de Informação Europe Direct Madeira e, por fim, uma Festa de Encerramento, onde os artistas serão os próprios alunos da escola.

Deste modo, explica Teresa Sousa, a Filosofia, através dos seus professores, presta um inestimável serviço à Escola e, igualmente, à comunidade, pois, ao dar a palavra aos convidados, abre os horizontes da reflexão filosófica, estimula o sentido crítico dos participantes, questiona pressupostos, contribuindo assim, para uma sociedade mais livre, porque esclarecida.