Liga Contra o Cancro realiza ao longo de 2018 um ciclo de conferências; assinala Dia Mundial de combate à doença

Ao longo do corrente ano, o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai promover um ciclo de conferências que tem por objectivo a divulgação de uma versão adaptada do Código Europeu contra o Cancro junto da população. Este Código, desenvolvido pelo Centro Internacional de investigação do Cancro (IARC) da Organização Mundial de Saúde, incide nas medidas que os cidadãos podem tomar individualmente para contribuir para a prevenção desta doença.

A sessão de apresentação deste Ciclo de Conferência dedicadas ao Código Europeu Contra o Cancro decorre no dia 5 de Fevereiro, no anfiteatro da reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas, entre as 18 e as 20 horas.

Na sessão de abertura, proceder-se-á à apresentação geral do Código Europeu Contra o Cancro. Ao longo do ano, realizar-se-ão diversas palestras que incidirão em diversas formas de evitar o cancro: a 5 de Março, o tema será o tabaco e o fumo passivo; a 2 de Abril, falar-se-á de exercício físico; a 7 de Maio, da alimentação;  a 4 de Junho, da exposição solar; a 2 de Julho, do consumo de álcool;  a 6 de Agosto, o tema será “substâncias cancerígenas no trabalho e exposição à radiação nas habitações; a 3 de Setembro, aborda-se a amamentação e THS; a 1 de Outubro, a vacinação; a 5 de Novembro, abordam-se os rastreios. Este é o programa provisório, entretanto divulgado.

Recorde-se, por outro lado, que o Dia Mundial do Cancro será assinalado a 4 de Fevereiro. Esta é uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), uma rede de cooperação internacional, composta por diferentes membros e organizações, que contribui com discussões e encontros científicos direccionados para políticas de saúde na área da oncologia. A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro, sendo membro da UICC desde 1983, colaborando activamente no desenvolvimento e implementação de projectos internacionais.

O Dia Mundial do Cancro, explica a Liga, é um evento global que une a população em torno da luta contra esta doença. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas ao cancro. “Constitui a oportunidade ideal para colocar a palavra cancro, no vocabulário das pessoas e dos media”, refere um comunicado.

A incidência de cancro tende a aumentar. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro e muitas destas mortes podem ser evitadas com maior apoio governamental e financiamento para programas de detecção, prevenção e tratamento, refere a LPCC.

Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento, os menos equipados para lidar com o impacto social e económico da doença.

O programa da Liga na Madeira contempla, no domingo, às 11 horas, no Funchal, a “entrega de flores e uma frase de esperança pelos voluntários no Hospital Dr. Nélio Mendonça”.

O mesmo acontecerá, à mesma hora, nos Centros de Saúde de Machico, Santana, Ribeira Brava e Porto Santo. Na “Ilha Dourada” serão também distribuídos panfletos à população.

 

 

 

Esta entrega de panfletos prossegue no dia seguinte, durante todo o dia, aos utentes na sede e delegações do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Às 15 horas do dia 5, no âmbito da Bolsa Rubina Barros, proceder-se-á à apresentação do trabalho de investigação da 3.ª Edição – 2017 e assinatura do contrato de investigação da 4.ª edição – 2018, no anfiteatro do Colégio dos Jesuítas – Universidade da Madeira.

 

https://www.ligacontracancro.pt/wcd