Mário Soares homenageado no Parlamento Europeu; deputada socialista Liliana Rodrigues considera que já era tempo de tal acontecer

O antigo chefe de Estado e de Governo português, Mário Soares, será homenageado no Parlamento Europeu, com a inaguração, amanhã, de uma sala com o seu nome. A cerimónia realiza-se pelas 11h30 horas, numa iniciativa da delegação socialista portuguesa, subscrita por Gianni Pitella, oresidente do Grupo dos Socialistas e Democratas, e apoiada pelo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

A eurodeputada Liliana Rodrigues pronunciou-se, considerando que “era mais do que tempo de esta casa, o Parlamento Europeu, reconhecer o trabalho de Mário Soares, como dirigente político português, mas também como europeísta convicto”. Para além da inauguração da sala, a homenagem contempla ainda a apresentação de um busto, “que será a materialização da figura de Mário Soares no Parlamento Europeu”.

Para esta parlamentar socialista madeirense, este é um tributo merecido a “um homem que foi capaz de nos inspirar, de perceber que a justiça e a liberdade são de facto os valores fundamentais para uma sociedade democrática”. Liliana Rodrigues acrescenta ainda que esta é uma maneira de perpetuar a memória de Mário Soares, “um homem único na história política de Portugal”.

Na cerimónia de inauguração estará presente o primeiro-ministro português, António Costa, o antigo primeiro-ministro espanhol Felipe Gonzalez, e os filhos de Mário Soares, João e Isabel Soares, entre outras personalidades.

Mário Alberto Nobre Lopes Soares nasceu a 7 de Dezembro, em Lisboa, em 1924. Foi um dos mais emblemáticos e inspiradores políticos portugueses do século XX. Co-fundador do Partido Socialista, foi chefe de Estado e de Governo, sendo um dos responsáveis pela integração de Portugal na antiga Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia. Em 1999 foi cabeça-de-lista pelo Partido Socialista às eleições europeias, tendo sido eleito deputado ao Parlamento Europeu, função que exerceu entre 1999 e 2004. Morreu em Lisboa, a 7 de Janeiro de 2017, com 92 anos.