Museu de História Natural requalificado este ano

Museu de História Natural
O Museu de História Natural terá a requalificação concretizada este ano de 2018.,

Acaba de ser garantido “o cofinanciamento comunitário para a requalificação do Museu de História Natural do Funchal, no âmbito do Programa Madeira 14-20”. A informação é hoje dada pela Câmara do Funchal, que refere o facto de se tratar de “uma obra falada por vários Executivos, desde há longos anos”. A remodelação representa um investimento cofinanciado de 1,04 milhões de euros, começa em junho, e tem um prazo de execução previsto de 10 meses.

A requalificação do Museu de História Natural implica, segundo a mesma informação, “uma intervenção abrangente que, nesta primeira fase, vai incidir no património edificado do emblemático Palácio de São Pedro, e também vai potenciar uma reorganização museológica. A intervenção prevê, desde logo, a recuperação e restauro das zonas que ainda apresentam capacidade estrutural e acabamentos originais. Nas restantes zonas propõe-se uma reestruturação dos espaços de modo a permitir dotar o edifício de novos compartimentos e acessos, que respondam aos requisitos funcionais do museu e às necessidades de segurança, bem como à normal circulação de pessoas no edifício, incluindo de pessoas com mobilidade condicionada, de acordo com a política de acessibilidade promovida pelo Executivo para todos os espaços culturais do Município. Em carteira, fica a segunda fase do projeto, que já está planeada e que vai passar, por sua vez, pela revisão e adição do espólio museológico, aplicação de nova metodologia científica e por uma modernização de galerias, com especial atenção à vertente multimédia”.

Paulo Cafôfo destaca, desde logo, “a aposta na dinamização cultural da cidade, através da preservação do património edificado municipal, numa lógica evidente de uso científico e cultural.” O Presidente lembra que o atual Executivo “encarou sempre a cultura como um fator incontornável de desenvolvimento, e este é um exemplo que nos permite, mais uma vez, recuperar a nossa memória histórica, enquanto comunidade, e promover igualmente a atratividade turística.”

Idalina Perestrelo, vereadora da Autarquia com o pelouro da Ciência e Recursos Naturais, acrescenta que o investimento vai cobrir “necessidades de recuperação, restauro e conservação, à luz das modernas exigências dos espaços de visita ao público, mas privilegiar, igualmente, valências que se querem ver reforçadas, nomeadamente na área da investigação, que é uma das imagens de marca do Museu de História Natural do Funchal.”

A Câmara lembra o que considera ser um bom início de ano, enumerando “a apresentação oficial do projeto “Músicas nos Museus”, e já depois de terem sido confirmadas as novas acessibilidades no Museu do Açúcar e no Museu Henrique e Francisco Franco, bem como tornada pública a decisão do Executivo em implementar entradas gratuitas nos museus municipais”.