Continua em falta o medicamento para o cancro da mama, denuncia a Comissão de Utentes

Utentes Hospital
A Comissão de Utentes denuncia que continuam a faltar medicamentos “apesar do que foi dito na comunicação social”.

A Comissão de Utentes da Saúde denunciou hoje, junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, a falta de medicamentos, considerando “uma situação que infelizmente, se torna cada vez mais frequente no SESARAM”. A denúncia surge depois da secretaria regional da Saúde ter afirmado que o problema estaria regularizado.

Aquele movimento revela ter recebido pedidos de ajuda de doente oncológicos que “relatam a falta de medicamentos na farmácia hospitalar, nomeadamente o Letrozol que é utilizado no tratamento do cancro da mama. Ao contrário do que os serviços hospitalares disseram na comunicação social esta semana, aos nossos utentes informaram que “não há, não sabemos quando virá, e não será tão cedo” forçando os pacientes a comprarem o medicamento numa farmácia, empurrando para o privado uma obrigação que é do Estado”.

A Comissão de Utentes, nestas iniciativa, diz “exigir aos órgãos administrativos e à secretaria regional da Saúde que reflitam nas consequências da sua gestão e encontre uma solução urgente e efetiva para estas constantes ruturas de stock de medicamentos fundamentais para a saúde e tratamento dos nossos doentes”.

Filipe Olim diz que “essas soluções poderão passar excecionalmente pela comparticipação total dos medicamentos em falta noutras farmácias que os tenham, para que os pacientes não tenham que sofrer pela incompetência das pessoas em que nós confiamos para gerir o sistema de saúde da Região”.