Mercado da Camacha é obra alargada e projeto aguarda contrato-programa com o Governo

Camacha Novo Mercado B
Este projeto faz parte de uma lista enviada ao Governo Regional na expetativa de um contrato-programa, diz Filipe Sousa.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz apresentou, na manhã de hoje, as obras do novo Mercado da Camacha, um projeto amplo que a autarquia, com gestão do JPP, pretende levar a efeito no Largo da Achada.

Filipe Sousa realçou que “aquela freguesia, e a sua história e riqueza culturais, exigem uma mudança de paradigma na abordagem a um plano de desenvolvimento que vá além das operações de cosmética que, no passado, sempre orientaram as opções políticas para a Camacha”. Lembrou ainda que “mesmo sob difíceis condições financeiras, foi a gestão camarária do JPP que começou a dar os primeiros passos nessa reconversão. Citando, a título de exemplo, a repavimentação da Rua Maria Ascensão”.

O autarca afirma que este mercado “é mais um dos investimentos que pretende dinamizar esta bonita freguesia”. Mas diz que não quer ficar por ali: “Queremos olhar para esta freguesia, nomeadamente para o seu centro urbano, com maior cuidado e sobretudo com um plano integrado de reabilitação.”

A ideia desta intervenção, releva Filipe Sousa, é apostar “numa intervenção que vá além de arranjos pontuais e que melhore a atratividade daquele local, bem como o apoio às atividades que ali decorrem, nomeadamente com a valorização do polidesportivo. A intervenção serviria também para reordenar o estacionamento, com a criação de um estacionamento subterrâneo, e criar toda uma nova dinâmica no centro urbano”.

“Este projeto consta de uma lista que já enviámos ao Governo Regional e que gostaríamos que fosse alvo de um contrato-programa, e disso demos conta numa reunião já mantida com o vice-presidente do Governo Regional”, concluiu.