Cimeira Madeira/Açores faz balanço a 10 protocolos assinados em 2016, saiba quais

Fotos Rui Marote

Na primeira cimeira Açores/Madeira da era Miguel Albuquerque/Vasco Cordeiro, em janeiro de 2016, foram assinados dez protocolos de cooperação.

O primeiro, já concretizado, previa a criação de um Gabinete de Representação das duas Regiões Autónomas em Bruxelas.

Nas Pescas, ficou o compromisso de criar um quadro operacional para que as embarcações de pesca de atum e peixe-espada preto, registadas em cada uma das Regiões Autónomas, cumpram a legislação regional sobre a gestão de pesca e permitam o embarque, presença e pernoita de observadores a bordo.

Em 2016, as duas Regiões comprometeram-se a partilhar conhecimentos e tecnologias na área da aquacultura e a promover intercâmbio de experiências, transmissão de conhecimentos e fortalecimento de pesquisas científicas.

Ainda no sector primário, Açores e Madeira comprometeram-se a promover acções na área da Vitivinicultura. Por exemplo, cooperando tecnicamente na área da enologia.

A cooperação na área dos recursos florestais foi outro dos protocolos firmados, nomeadamente no âmbito da experimentação e produção de plantas autóctones e de combate a infestantes.

Na construção civil ficou o compromisso de aumentar o intercâmbio entre os Laboratórios Regionais de Engenharia Civil, designadamente nas áreas da consultoria, apoio técnico, formação e estudo de materiais endógenos.

Ficou também acordado em 2016 criar o Observatório da Paisagem da Macaronésia, juntando Canárias e Cabo Verde.

Foi também decidido em 2016 elaborar um Plano Anual de Ação que integre as políticas comuns de juventude, associativismo, criatividade, empreendedorismo, mobilidade e informação juvenil.

Na Cultura, ficou firmado o estabelecimento de intercâmbios entre museus, centros de arte contemporânea, bibliotecas e arquivos das duas regiões, assim como a mobilidade de artistas, grupos, bandas e associações culturais.

Na área da Saúde e Protecção Civil, a cooperação teve a ver com a organização, funcionamento e financiamento de actividades formativas nas duas Regiões. O protocolo assinado em 2016 contemplou, por exemplo, a ajuda recíproca em caso de catástrofes e ocorrências graves.

Um outro protocolo assinado em 2016 visou a troca de saberes e de técnicas na área do artesanato, não apenas na produção mas na sustentabilidade e promoção das artes tradicionais.

Quem vem na comitiva e o que vão fazer?

Para além de Vasco Cordeiro, integra a delegação dos Açores o vice-presidente, Sérgio Ávila, o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, o secretário regional da Saúde, Rui Luís, e o secretário regional adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

A convite de Vasco Cordeiro vieram ainda dos Açores diversos parceiros ligados à componente empresarial e aos setores produtivos, como é o caso da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, Federação Agrícola dos Açores e Federação das Pescas dos Açores.

Do programa da vista consta, esta tarde, uma reunião de trabalho entre os dois governos.

Da visita consta deslocações à Universidade da Madeira, Zona Franca Industrial, Empresa de Cervejas da Madeira, ACIN Icloud Solutions, Mudas-Museu de Arte Contemporânea e Centro de Maricultura da Calheta.