Associação do Caminho Real da Madeira promove visita às furnas do Cavalum, em Machico

A Associação do Caminho Real da Madeira apresenta, no sábado, dia 20, pelas 10 horas, no Solar do Ribeirinho, em Machico, o seu plano de actividades para o ano de 2018. A apresentação, informam-nos, decorrerá durante a primeira Assembleia Geral desta jovem associação. Após a mesma, está prevista uma visita às Furnas do Cavalum, situadas nas imediações do Caminho Real 23. O guia será o historiador Emanuel Gaspar. Qualquer pessoa interessada pode participar, sendo aconselhável calçado adequado e lanterna. O ponto de encontro, anuncia-se, será no Solar do Ribeirinho, pelas 11 horas, ou no Caminho da Quinta de Sant’Ana, acima das instalações da ARM, às 11h30.

Esta iniciativa conta com o apoio da edilidade machiquense e do Núcleo Museológico de Machico e terá apresentação de Isabel Gouveia.

Conforme relembra Miguel Silva Gouveia, presidente da Direcção da Associação do Caminho Real da Madeira, as furnas do Cavalum são quatro grutas que resultam de canais de lava, existentes em Machico. Representam uma importante estrutura geológica, onde habita uma fauna cavernícola diversa, existindo mesmo espécies endémicas únicas. O estranho nome “cavalum” advém de uma lenda associada às grutas, onde existiria um diabo com forma de cavalo, asas de morcego e que deitava fogo pelas narinas.

A Associação do Caminho Real da Madeira, refira-se, foi constituída em Fevereiro do ano passado e pretende defender as rotas centenárias, conhecidas por caminhos reais, agregadoras do património histórico, etnográfico, cultural, arquitectónico e natural da Madeira, em contextos urbanos ou florestais.