Radar Militar da Madeira ainda tem limitações, reconhece o ministro da Defesa

Azeredo-Lopes
O Radar Militar poderá ter os problemas resolvidos no final do primeiro trimestre, disse o ministro a uma questão de Sara Madruga, deputada do PSD.

“Neste momento o radar ainda apresenta algumas limitações, essencialmente relacionadas com o sistema de identificação e contacto dos radares militares”. Estas declarações são do Ministro da Defesa, hoje, na audição parlamentar na Assembleia da República, onde se comprometeu com uma nova data (operacional no segundo primeiro trimestre) para a resolução dos problemas de comunicações do Radar Militar da Madeira.
As novas datas foram avançadas pelo ministro na sequência de uma intervenção da deputada à Assembleia da República Sara Madruga da Costa que relembrou que nos últimos anos têm sido apontadas várias datas por parte do governo da república, sem que até ao momento o problema esteja resolvido.

Azeredo Lopes anunciou ainda que “a partir de agora o processo de encerramento do projecto está dependente da realização de todos os testes operacionais, isto prevê-se que venha a ocorrer no final do primeiro trimestre de 2018, e depois a capacidade operacional final, ou seja enfim a disponibilização de todas as capacidades operacionais no decurso do segundo trimestre de 2018”.
Para a deputada social democrata “o governo da República passa a vida a arranjar novas datas para a resolução deste problema. É urgente uma rápida resolução, para que este equipamento fique de uma vez por todas operacional a cem por cento”.
Em resposta a Sara Madruga da Costa, Azeredo Lopes referiu que o “radar da Madeira está desde 2017 num período de avaliação experimental do sistema que é designado como “operational test and evalutation” e que atualmente já está em condições mínimas para apoio à grande maioria das atividades aéreas da força aérea no arquipélago da Madeira, nomeadamente nas missões de interesse público, como a busca e o salvamento, como as evacuações médicas e operações de vigilância marítima e fiscalização de pescas.