Vítima de Gripe A acaba de morrer no Hospital da Madeira

A gripe começa por provocar já uma vítima mortal na Região.

O FN reproduz o comunicado do SESARAM.

“O Serviço de Saúde da RAM, informa que uma das vítimas da gripe A, internada no Hospital Central do Funchal, acabou por falecer na sequência do agravamento do seu estado clínico. A vítima mortal é uma senhora com 59 anos, com comorbilidade associada, o que dificultou todo o processo de recuperação.

O Serviço de Saúde da RAM manifesta o seu pesar pelo seu falecimento e apresenta à sua família e amigos as mais sentidas condolências.
Mais informamos que se mantêm internadas mais duas vítimas da gripe A, de diferentes estirpes, (um adulto e uma criança), os quais estão a evoluir positivamente.
Importa referir que foram adotadas as medidas recomendáveis, nestas situações, para a proteção da saúde e da segurança dos doentes, familiares, e profissionais.
Os serviços de saúde estão preparados para prestar os cuidados necessários, caso sejam registados mais casos de gripe nos próximos dias. Existe um plano de contingência da gripe, que será ativado caso se verifique o aumento da atividade gripal.
Recomendamos à população que em caso de doença aguda, (pouco urgente), os utentes devem, no primeiro momento, recorrer ao centro de saúde da sua área de residência, e solicitar atendimento através das consultas de recurso, vagas do dia, consulta aberta (apenas no caso do Centro de Saúde de Santo António e Bom Jesus) e/ou nos centros de saúde com serviço de atendimento urgente. A população deve recorrer ao Serviço de Urgência hospitalar apenas em situações graves e/ou urgentes.”