OCM apresenta concerto “De Roma a Buenos Aires”

 

A Orquestra Clássica da Madeira dará um concerto no sábado, dia 13 de Janeiro, pelas 18 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

O programa inclui obras de compositores latino-americanos como Astor Piazzolla ou Carlos Gardel, além de temas de bandas sonoras do notável compositor italiano Ennio Morricone.

Num concerto intitulado “De Roma a Buenos Aires”, integrado no ciclo Grandes Solistas, a OCM apresenta Mário Stefano Pietrodarchi, detentor de vários primeiros prémios em concursos internacionais, um exímio executante no bandoneon e no acordeão, que traz o melhor do programa que podemos ouvir com estes instrumentos e orquestra, salienta o director artístico da OCM, Norberto Gomes.

O programa é, concretamente, o seguinte:

Astor Piazzolla (1921 – 1992) – 4 Seasons

Roberto Di Marino (1956 –     ) – Concerto para Acordeão e Orquestra (II & III mov)

Enio Morricone (1928 –     ) – Three Themes (Soundscape)

Astor Piazzolla (1921 – 1992) – Oblivion

Astor Piazzolla (1921 – 1992) – Adios Nonino

Carlos Gardel (1890 – 1935) – Por una Cabeza

Astor Piazzolla (1921 – 1992) – Jorge adios

Astor Piazzolla (1921 – 1992) – Violentango

Os bilhetes, que custam entre 5 e 20 euros, estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal.

O maestro convidado Gianluca Marcianò nasceu em 1976, em La Spezia, na Itália, e iniciou os estudos de piano aos cinco anos de idade.

Deu continuidade aos seus estudos com Piernarciso Masi na Academia de Música de Florença. Estudou igualmente com Dmitri Bashkirov, Joaquin Achucarro, Paolo Restani, bem como Massimiliano Damerini em música contemporânea, salienta a OCM.

Enquanto prodígio no piano durante a sua juventude, ganhou diversos concursos nacionais e internacionais para jovens músicos, cuja estreia ocorreu quando tinha dez anos. Desde então, apresentou-se em algumas das mais famosas salas de concerto em todo o mundo.

Como maestro e director artístico, dirigiu nas mais emblemáticas salas de espectáculo italianas como o Teatro Regio em Parma durante o aniversário de Verdi em 2001 (Verdi Opera Studio), Teatro Carlo Felice em Génova; Maggio Musicale  Fiorentino, e no Concurso Internacional Beato Pio IX, em Roma. Foi tutor de Fabio Armiliato, Roberto servil e Luisa Maragliano. Foi convidado como jurado para diversos concursos líricos.

Em 2002, Gianluca foi convidado pela SNG Opera Ballet Ljubljana, na Eslovénia como assistente do maestro Loris Voltolini, aumentando o seu repertório operístico. Cooperou com o Maestro Dieter Rossberg para Faust e Die Rheinnixen de Offenbach, para a sua estreia mundial encenado em 2005, do qual recebeu um agradecimento especial da Boosey e Hawks pelo seu trabalho no projecto.

Durante a temporada 2006/2007 colaborou na HNK Opera Zagreb, na direção de Nabucco e Il Barbiere di Siviglia, sem qualquer ensaio. Como resultado, o teatro convidou-o para diretor artístico e maestro principal. Em Janeiro 2009 assumiu a função de director musical da ópera, o mais jovem até então a assumir esse cargo.

É frequentemente convidado para dirigir a Chamber Orchestra of Slovenian Soloists KOS (com a qual gravou para a RTV Eslovena),Romanian Philharmonic Ion Dimitrescu, Ploiest Philharmonic, Orchestra Gli Armonici, Kamerata Kiev, and the Orchestra Ente De Carolis – Sassari. O Maestro Marcianò já dirigiu os seguintes artistas: Paoletta Marrocu, Donata D’Annunzio Lombardi, Nino Surguladze, Alexandru Agache, Zoran Todorovich, Marc Heller, Anna Cuò, Inva Mula, Irina Lungu, Elisabetta Fiorillo, Ermonela Jaho, Dario Schmunck, Zeljko Lucic entre outros.

Em 2007 estreou-se no Poly Theater, em Pequim dirigindo o Drama Dance, na Opera Orchestra em Pequim. Presentemente é o principal maestro convidado, cargo que nunca havia sido ocupado por nenhum ocidental.

 Em novembro de 2007, estreou-se como maestro de ópera italiana no Teatro Verdi em Sassari com a estreia italiana de Debussy La Damoiselle Élue e de Poulenc Les Mamelles de Tirésias.

 Um crítico escreveu: ”Muito inspirada e atractiva a direcção de Gianluca Marcianò, maestro que detém uma longa e importante carreira fora de Itália e que adquiriu o máximo da instrumentação de Debussy e o ritmo de Poulenc.

Outra crítica…”A direção musical do jovem maestro de 31 anos foi emocionante”. Recentemente, Marcianò regressou de Pequim, no qual dirigiu um concerto de gala com Andrea Bocelli e a Orquestra Sinfónica de Pequim. Teve igualmente a sua estreia operática no Reino Unido com a realização de La Traviata no Festival Orchestra em Longborough.

O solista convidado

Mario Stefano Pietrodarchi nasceu em Atessa a 26 de Dezembro de 1980. Iniciou os seus estudos de acordeão aos nove anos complementando mais tarde com o Bandoneón. Entre 1993 e 2001, estudou no “F. Fenaroli “Escola de Música Cívica em Lanciano (CH, Itália) com C. Calista e com Cesare Chiacchiaretta.

Em 2007, formou-se com distinção na Academia de Música “S. Cecilia” em Roma, Itália  com Cesare Chiacchiaretta.

Participou em cursos de especialização em Itália e no exterior com J. Mornet, W. Zubitsky, A. Castaño, C. Rossi, Y. Shishkin, M. Pitocco.

Mario Stefano é um brilhante intérprete com musicalidade refinada tendo ganho diversas competições nacionais e internacionais, tais como:

1º Prémio na Competição Nacional “Città di Latina” (1996, 1997);
1º Prémio na Competição Nacional “Città di Montese” (MO) (1997);
1º Prémio no Concurso Internacional “S. Bizzarri di Morro D ‘Oro” (TE) cat. Júnior (1997);
1º Prémio na Competição Nacional “Città di Rieti” (1999);
1º Prémio “Adamo Volpi” na Competição “Città di Loreto” (AN) (2000);

Em 1998, foi seleccionado para representar Itália no World Trophy C.M.A. (Junior) em Recoaro Terme, Itália, tenho ganho o Troféu Mundial C.M.A. (Senior) em Lorient, França.

Em 2003, 2004 e 2005, apresentou-se como solista com a Orquestra Internacional de Itália na China e na Coreia, sob a direção de J. Webb.

Em 2005, colaborou com o Teatro dell’Opera em Roma e a Fundação Sinfónica “Petruzzelli” de Bari para produzir a Ópera “Ascesa e Caduta della Città de Mahagonny” de Kurt Weill, dirigida por J. Webb.

Em 2006, foi convidado com Gabriele Mirabassi e Pietro Tonolo  – “I colori del mare” no Festival de Jazz de Montreal, graças a um projeto da discografica EGEA.

Visitou várias vezes o programa Domenica In na RAI 1, tendo tocado com a Orquestra RAI sob a direcção do Maestro Pippo Caruso.

Em 2008 actuou com o seu Bandeon na 58ª Edição do Festival de San Remo em Itália.

Neste mesmo ano gravou a banda Sonora do filme “Caos Calmo” de Nanni Moretti, e em 2009 na banda sonora para o filme “Italians” de Giovanni Veronesi, com os actores C. Verdone, R. Scamarcio e S. Castellitto. Ambas as bandas sonoras são de Paolo Buonvino.

Em 2009 actuou no Coliseu de Roma com Andrea Boccelli, Angela Gheorghiu e Andrea Griminelli juntos com a Orquestra Sinfónica Abruzzo. O evento ”L’alba separa dalla luce l’ombra” foi em memória das vitimas do terramoto em Abruzzo, tendo sido transmitido para todo o mundo através da RAI 1 e da RAI SAT.

Em 2010, apresentou-se com a  Orchestra Giovanile Italiana, no Concerto pela Vida e Paz transmitido para todo o mundo pela RAI em Bethlehem, tendo se apresentado com esta orquestra no concerto de Ano Novo no Teatro Comunale em Florença.

Em 2011 apresentou-se no Teatro Filarmónico com a Orquestra dell’Arena di Verona, tendo-se apresentado também no mesmo ano na Arena de Verona com Erwin Schrott durante as festividades do 150º Aniversário da unificação italian, com transmissão ao vivo pela Rai 1.

No mesmo ano apoiado pela Orquestra Internazionale d’Italia dirigida pelo Maestro Omer Wellber, apresentou-se como solista na estreia da obra para o Accordion-Mandolin-Mag Tape e Orquestra “The retourn of the Jackals”, do Compositor israelita Michael Wolpe.

Juntamente com Erwin Schrott e Anna Netrebeko apresentou-se nas cidades mais importantes da Alemanha, Inglaterra e Dinamarca em 2012.

No mesmo ano gravou o DVD  “Live in Portofino” a convite de Andrea Bocelli. Em 2013 apresentou-se como convidado com Andrea Bocelli, Riccardo Cocciante, Pino Daniele e Simona Molinari no evento “Teatro del Silenzio”. Em  2014 apresentou-se como solista na Ulker Sports Arena, em Istambul, juntamente com Andrea Bocelli.

Em 2014 foi protagonista na produção de “Verdi Dance”, com coreografia de Misha van Hoecke, no Teatro dell’Opera, em Roma.

Além dos concertos em Itália, realizou concertos em Inglaterra, França, Bélgica, Croácia, Sérvia, Alemanha, EUA, Polónia, Portugal, Finlândia, Suiça, Hungria, Canadá, Arménia, Rússia, Bosnia Herzgovina, Bulgária, Turquia, Libano e China.