Só ficam de pé as fachadas da Escola do Porto Santo, obras serão divididas em duas fases

Escola Porto Santo 1
O novo edifício da Escola B+S Dr. Francisco Freitas Branco, no Porto Santo, ficará com esta imagem que a maqueta apresenta. A obra começa segunda-feira, tem um prazo de execução até o verão de 2019 e o custo aproxima-se dos 5 milhões de euros.

A Escola B+S Dr. Francisco Freitas Branco, no Porto Santo, que segunda-feira entra em obras, será praticamente um edifício novo. Um trabalho quase de raíz, de pé só ficam as fachadas. Será feita por fases e a conclusão está apontada para o verão de 2019. Para já, as aulas funcionam normalmente em dois blocos, um foi encerrado e o 2º ciclo foi transferido para a escola do Farrobo, como o FN já noticiou.

A par das alterações operadas no estabelecimento de ensino em si, que se prendem com operacionalidade do espaço moderno de futuro, a retirada do amianto tem sido a questão mais polémica desde há algum tempo, provocando alguma fricção entre o anterior presidente da Câmara Menezes de Oliveira e o anterior secretário regional Sérgio Marques. Entre este vai e vém de argumentos, o início dos tabalhos foram sendo adiados, até que o novo responsável governativo pelas obras públicas, Amílcar Gonçalves, decidiu avançar com a obra neste início de 2018. O projeto prevê que “a retirada da cobertura de amianto será feita por empresa devidamente certificada, de acordo com o que está definido na legislação”.

Eascola do Porto Santo 2
O edifício após a ampliação ficará com um total de 6.411,5m2, um polidesportivo com bancadas que ocupará cerca de 1.300m2 e uma área de exteriores de 12.300 m2.

O documento que nos permite conhecer o que está projetado, aponta que foi tida em consideração “uma grande valorização ao nível da construção sustentável, por intermédio da aplicação de soluções e técnicas eficientes energeticamente e duradouras, em harmonia com o meio onde se inserem, garantindo por outro lado o conforto da comunidade escolar, sem custos de exploração acrescidos”.

A nova escola está projetada para o terreno com uma área de 17.000 m2 sendo um dos espaços exteriores escolares da Região com mais área de pátios e jardins. “Este complexo irá abranger os espaços necessários para assegurar a frequência dos alunos do Básico do 2.º e 3.º Ciclos e do Secundário da atual escola do Porto Santo”, é referido na descrição da obra, apontando ainda que “o edifício escolar desenvolve-se em cinco blocos, sendo que três deles têm dois pisos. Para além do volume principal subdividido em três blocos, existe ainda o corpo do ginásio que se localiza a poente e o corpo do refeitório e serviços de apoio. Interligando todo este conjunto existe uma zona de recreio coberto”. Será assegurado, também, o acesso a pessoas com mobilidade reduzida a grande parte das áreas de atividade, com segurança, facilidade e sem barreiras arquitetónicas, exceção feita ao piso superior dos blocos 1 e 2″.

O edifício após a ampliação ficará com um total de 6.411,5m2, um polidesportivo com bancadas que ocupará cerca de 1.300m2 e uma área de exteriores de 12.300 m2. A construção será dividida em duas fases, sendo que na primeira fase serão remodelados o bloco 3 e o bloco 4 e será construído um novo polidesportivo com as dimensões de 44x22m.

Na segunda fase da obra os blocos 1, 2 e 5 serão alvo de intervenção, sendo a interferência mais significativa ao nível do bloco 2, com a ampliação do corpo por forma a serem criados novos gabinetes e serviços de apoio (papelaria).

O custo da obra ronda os 5 milhões de euros.