Filas enormes e atrasos na distribuição de correio são aspetos da degradação do serviço dos CTT, acusa a CDU-M

ctt-3
A reestruturação dos CTT e o anunciado fecho de lojas merece críticas por parte da CDU-M.

A CDU/Madeira aproveita a conjuntura em que se anunciam encerramentos de lojas nos CTT, uma das quais na Madeira, no Arco da Calheta, para criticar aquilo que considera ser a degradação da qualidade dos serviços prestados por aquela empresa, exigindo mesmo “a reversão do processo gerador da degradação de um serviço público, que decorre da privatização imposto pelo PSD e pelo CDS em 2011 e 2012”.

Em comunicado, os comunistas dizem que “curiosamente, hoje já se escutam vozes do PSD e do CDS em protesto contra tais implicações lesivas do interesse público”, apontando ainda alguns aspetos que reforçam o seu posicionamento sobre o assunto. Apontam, por exemplo “locais em que o carteiro só vai um dia, ou no máximo dois, em cada semana; Zonas em que a distribuição de correio está agenciada a terceiros (vulgo Giros Agenciados), em que quando o agenciamento ou trabalhador do mesmo faltam, a distribuição não é feita; Há correio que chega a estar atrasado dez ou mais dias; A medição de qualidade prevista na Lei e exigida pela ANACOM não funciona. A medição é feita pelos CTT e deveria ser feita directamente pela ANACOM; Os cidadãos que recebem de uma assentada o correio atrasado de por vezes uma semana; O Vales de Correio de Pensões/Reformas continuam a chegar nitidamente atrasados; Agrava-se o problema da falta de dinheiro para pagamento de vales (muitos de pensões e reformas) nas Estações de Correios, continuam a verificar-se problemas em muitos lugares no acesso ao reembolso do “Subsídio de Mobilidade”.

Além destas falhas de prestação de serviço, a CDU apontam ainda que “os Postos de Correios criados em substituição de Estações de Correios encerrada há alguns anos, além de não prestarem todos os serviços que eram até então prestados pelas Estações encerradas, funcionam mal e muitas vezes em horários muito abaixo do necessário; Nas ilhas da Madeira e do Porto Santo na distribuição de correio são inúmeras as zonas onde a distribuição domiciliária de correio continua com atrasos motivados por falta de carteiros; Em algumas destas zonas o carteiro já nem vai uma vez por semana; Entre os muitos locais onde se verifica a falta de carteiros estão as zonas dos Centros de Distribuição Postal de CDP 9000 Funchal e CDP 9400 Porto Santo. Acresce a isto o facto de há muitos anos não ser feita uma revisão dos Giros de Distribuição na Região”.

Continua dizendo a CDU que em muitas localidades “a distribuição está a ser feita por estranhos aos CTT e logo com menos qualidade no serviço; As filas de espera na generalidade das Estações de Correios, apesar de algumas correcções, continuam a fazer-se sentir de forma agravada; Para assegurarem os interesses do Banco CTT, são desviados trabalhadores dos balcões do serviço postal. Exemplo gritante desta situação são as Estações de Correio da Avenida Zarco e da Gulbenkian no Funchal;  Noutras Estações de Correio é nítida a falta de pessoal, tal como acontece no Mercado (Funchal), Câmara de Lobos, Caniço, Ribeira Brava e Porto Santo. A situação nas Estações de Correios está pior devido à sobrecarga abusiva de que são vítimas o pessoal dos balcões e ao desvio de algum serviço para postos.