“Cantar os Reis” no Curral das Freiras realiza-se de novo de 5 para 6 de Janeiro

Os habituais encontros de grupos folclóricos, culturais, etnográficos e associativos, provenientes de diversas freguesias da região, decorrem amanhã na praça central da freguesia do Curral das Freiras, a partir das 19h30, para dar corpo à tradição do Cantar dos Reis.

Os grupos convidados vão cumprir uma vez mais a tradição desta época festiva em palco, num evento aberto ao público que “ dá a conhecer à comunidade local e também a quem nos visita, as mais variadas formas de cantar os Reis, concentrando assim num único local uma diversidade de “cantares” que se têm mantido de geração em geração”, refere uma nota de imprensa.

A Casa do Povo do Curral das Freiras, entidade organizadora desta iniciativa que soma já XXIV edições, tem sido o “principal impulsionador desta tradição na freguesia do Curral das Freiras, relembrando que foi esta a primeira entidade a organizar a Festa de Cantar os Reis em palco no ano 1994. Ao longo dos anos, outros têm seguido o bom exemplo desta instituição sendo hoje já realizada em algumas freguesias nesta época.

Pela tarde deste dia festivo, por volta das 16 horas, a direcção e alguns sócios da Casa do Povo local vão visitar aos presépios da freguesia, em género de roteiro criado ao longo das várias edições, para premiar os mais criativos e originais. Após o findar da festa no palco, vários grupos de cantares “organizam-se e distribuem-se para levar as toadas harmoniosas porta-a-porta a vários pontos da freguesia de forma a preservar e divulgar esta tradição secular” durante toda a noite.

Para todos os que visitarem, um dos atractivos, paralelamente ao evento, será um “Mega Bolo-Rei” com extensão de 12 metros e com 24 quilogramas, que poderá ser apreciado já pelas 18 horas na praça central da nossa freguesia. O corte do mesmo está marcado para à noite, depois dos cantares em palco terminarem, onde todos os que se deslocarem ao local poderão ser brindados com dois prémios camuflados ao longo da extensão do “Mega Bolo-Rei”.

Este evento é apoiado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia do Curral das Freiras, Padaria Curral Pão e Mina Cabeleireiros.