Uma dezena de navios com mais de 20 mil passageiros para ver o fogo de fim do ano no Funchal

 

Segundo dados divulgados pelos Portos da Madeira, neste final de ano no porto do Funchal atracará uma dezena de navios trazendo um total de 20 mil passageiros, para assistir ao fogo de artifício que já se tornou famoso em todo o mundo.

A informação já havia sido avançada em primeira mão pelo Funchal Notícias, num artigo de Rui Marote, publicado a no dia 11 deste mês.

Neste espectáculo pirotécnico, as entidades governamentais madeirenses “apostaram” nada mais nada menos que 976 mil euros. O fogo, que será disparado de 37 postos ao longo de oito minutos, será visto por “cerca de 20 mil passageiros”, que estarão nos dez navios que chegam entre os dias 30 e 31 de Dezembro. A APRAM refere que este ano, a presença de visitantes é a maior dos últimos dez anos”, diz a APRAM.

A 30 de Dezembro, às 12h30 chega o navio Balmoral, vindo de Las Palmas e tendo como destino Lisboa, e que, no dia seguinte, pelas 17 horas, sai para fundeadouro e dá lugar ao Marella Dream, que vem de Las Palmas e vai para o Porto Santo. Também no dia 31, chega o AIDAvita, o AIDAsol e o AIDAprima, o Mein Schiff 2, o Ventura, o Queen Elizabeth, o Columbus, e o Horizon.

Este será o movimento dos navios, de acordo com a APRAM, no dia 31: “AIDAvita – chega às 07h00; às  15h30 sai, dá uma volta pela costa da Madeira e regressa  para o espectáculo do fogo de artificio. Fica a “pairar”. Vem de Praia da Vitória, Açores, e vai para Las Palmas. Já o Mein Schiff 2 chega pelas 07h30, sai às 23h00, ficando a “pairar”. Vem de Cádiz e vai para Lanzarote. O Ventura chega às 8h00 e sai  à 01h00. Vem de La Palma e vai para Southampton.

O já referido Marella Dream, chega a 31, pelas 18h00 , e sai às 20h00. Vem de Las Palmas e vai para Porto Santo.

Fundeados, estarão o Queen Elizabeth, vindo de La Palma e tendo Cádiz como destino; o Columbus, que vem de La Palma e vai para Lisboa; o Horizon, que vem de Lanzarote e vai para Las Palmas; o AIDAsol, que atraca às primeiras horas do dia 1 de Janeiro, vindo de Tenerife e tendo como destino Lisboa. O mesmo se passa com o AIDAprima, que vem de Las Palmas e vai para Tenerife. Também o Balmoral, vindo de La Palma e tendo como destino a capital portuguesa, ficará fundeado.

O movimento de passageiros será na ordem dos 20 000 visitantes, o maior movimento neste dia nos últimos 10 anos, salienta a APRAM.

Em 2018, houve 291 escalas no Porto do Funchal, e 10 no Porto Santo. No ano passado, foram 290 escalas, tendo a “Ilha Dourada” registado apenas 4 escalas. O melhor mês foi Outubro, com um crescimento de 81 por cento.

Em 2016, houve 294 escalas no Funchal, e 3 no Porto Santo. De 522 475 passageiros em 2016, para 2018, passou-se para 545 mil passageiros.

Em operação no cais de recreio do Porto do Funchal, estará a segurança portuária, com 3 elementos, um em cada pontão. O SEF intervém se houver embarques ou desembarques efectivos. Estará de serviço um elemento da alfândega, e outro da Capitania/Polícia Marítima.